O Centro de Ciências do Mar (CCMar) da Universidade do Algarve promove, de 15 a 20 de maio, o Festival das Florestas Marinhas em Vila do Bispo e Sagres.
Palestras, observação de algas e amostragem, identificação de espécies e preparação de herbário são as iniciativas previstas para este festival que irá contar com a presença de cerca de 30 alunos da Universidade do Algarve.
As palestras, que decorrerão no Centro de Interpretação da Lota de Sagres, darão a conhecer os diversos usos e aplicações das algas marinhas em áreas como a arte, a culinária, a agricultura, a ciência, a tecnologia sustentável e a conservação.
Na iniciativa observação de algas e amostragem a realizar nas praias da Ingrina, Castelejo ou Baleeira, os participantes poderão observar as algas marinhas no seu habitat natural. Na identificação de espécies e preparação de herbário que terá lugar, em Sagres, nas instalações da Docapesca, haverá a oportunidade de aprenderem a documentar e a identificar as espécies observadas com a ajuda dos investigadores da Universidade do Algarve.
O evento aberto à comunidade, pretende celebrar a diversidade das algas marinhas da costa de Vila do Bispo e Sagres e dar a conhecer a sua importância nos ambientes costeiros e na purificação do mar, contribuindo para a resiliência climática e para a manutenção dos habitats de centenas de outras espécies, explica o Município de Vila do Bispo em comunicado.
A iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo, é gratuita, mas sujeita a inscrição através do email
[email protected]
Mais Informações: Centro de Interpretação de Vila do Bispo| Tel. 282 630 600