O Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP) atribuiu o Prémio Nacional de Artesanato 2023, à Cooperativa QRER e à Proactivetur / Projeto TASA nas categorias “Entidade Privada” e “Investigação” pela elaboração do RedBook – Lista vermelha das atividades artesanais algarvias, que já havia também sido reconhecido com o prémio Prof. Manuel Gomes Guerreiro, atribuído pela Universidade do Algarve e parceiros.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P., que promoveu a concretização do RedBook, congratula-se com o reconhecimento obtido dirigindo, "uma especial palavra de apreço" à equipa da Proactivetur, em particular a Susana Calado Martins e Graça Palma, pelo trabalho de entrevistas no terreno e de elaboração do RedBook.
A obra prossegue a linha do projeto TASA – Técnicas Ancestrais Soluções Atuais, marca registada detida pela CCDR-Algarve, entidade promotora deste projeto inovador de artesanato e design que visa “afirmar e divulgar a atividade artesanal como profissão de futuro”, e que junta a inovação - design de novos produtos - à tradição, ao utilizar materiais e técnicas artesanais, saberes que têm vindo a ser transmitidos de geração em geração e resultam em produtos utilitários com uma estética contemporânea de reconhecida aceitação, regista a CCDR em nota publicada.
O organismo sublinha ainda, que o
RedBook contribui para a implementação do programa “Saber Fazer” (publicado por Resolução do Conselho de Ministros n.º 89/2020, de 23 de outubro), valorizando os artesãos e a produção artesanal tradicional.