Sociedade

CCDR Algarve assinala Dia da Europa com conferência-debate sobre as alterações climáticas

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve convidou o Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS), Professor Filipe Duarte Santos, e Luis Filipe Dias, coordenadores do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC - AMAL), António Miguel Pina, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), e Pedro Coelho, Diretor Regional da Agência Portuguesa do Ambiente, para assinalarem o Dia da Europa com uma conferência-debate sobre o tema das alterações climáticas.

PUB
Moderada pelo jornalista Duarte Baltazar (RTP), a conferência-debate decorre no dia 9 de maio, pelas 16h30, no auditório da sede da CCDR Algarve, em Faro, seguindo-se um concerto musical na portaria do edifício, com a participação da Associação Filarmónica de Faro e do Grupo Coral Ossónoba.
 
Segundo revela a CCDR, 93% dos cidadãos da União Europeia, consideraram, em 2021, as alterações climáticas como um problema grave e 78% consideram-nas um problema muito grave. De acordo com o Eurobarómetro de fevereiro de 2022, os cidadãos europeus encaram a saúde pública (42%) como uma prioridade política fundamental para o Parlamento Europeu, seguida de imediato pela luta contra a pobreza e a exclusão social (40%) e pela ação contra as alterações climáticas (39%). Destaca-se que a nível da média europeia, os jovens apontam a luta contra as alterações climáticas como principal prioridade para o Parlamento Europeu.
 
Portugal é um dos países europeus mais vulneráveis aos impactos das alterações climáticas com a região do Algarve exposta a um conjunto de vulnerabilidades climáticas, potencialmente agravadas num contexto de alterações climáticas, as quais terão impactos sobre diferentes áreas e setores socioeconómicos da região.
 
A região do Algarve tem enfrentado situações decorrentes de eventos climáticos relacionados com ondas de calor, incêndios florestais, inundações e cheias rápidas, erosão costeira pelo que a Comunidade Intermunicipal do Algarve promoveu a elaboração do PIAAC - AMAL e no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência foi adotada uma medida específica do PRR-Água para a região, com a participação da Agência Portuguesa do Ambiente, dos municípios e entidades da região.
 
No dia 10 de maio, as comemorações prosseguem em Monchique, realizando-se várias atividades sob o lema "Europa e Juventude: Que futuro?", envolvendo autarquias locais, escolas e diversas entidades locais e regionais.
 
O Dia da Europa 2022 no Algarve é uma iniciativa conjunta da CCDR Algarve, Europe Direct Algarve, Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020, em parceria com AMAL, Universidade do Algarve, municípios de Faro e Monchique, Associação Vicentina, Associação Filarmónica de Faro e Grupo Coral Ossónoba.