No Dia Nacional da Água, 1 de outubro, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P. | Agricultura e Pescas promoveu uma sessão de apresentação e debate da Plataforma de Avisos de Rega (PARE), nas suas instalações no Patacão, em Faro.
Neste enquadramento, a CCDR explica que surgiu a Plataforma de Avisos de Rega (PARE), um sistema de apoio à decisão disponibilizado aos agricultores-regantes, "que visa proteger e melhorar a gestão dos recursos hídricos da região, promovendo a sua resiliência e adaptabilidade às consequências das alterações climáticas. Promover um sistema de rega sustentável e inteligente, garantindo uma redução das perdas de água por escorrência e percolação, é o principal objetivo desta plataforma", lê-se no comunicado do organismo.
Ainda numa fase de pré-lançamento, esta plataforma de acesso gratuito fornecerá informação centralizada sobre as necessidades de rega aos agricultores inseridos nos aproveitamentos hidroagrícolas e aos de regadio individual, com atividade na região do Algarve. Finalizada esta fase de contributos e sugestões de melhoria, prevê-se que o PARE seja implementado também noutras regiões.
A sessão contou com abertura por Gonçalo Tristão, presidente do Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR), e Pedro Valadas Monteiro, vice-presidente da CCDR Algarve, e encerramento por José Núncio, presidente da Federação Nacional de Regantes(FENAREG), e Rogério Ferreira, responsável máximo da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR).
A PARE resultou de uma parceria entre a DGADR, CCDR Algarve, COTR e FENAREG e foi desenvolvida no âmbito do plano de ação da Rede Rural Nacional (RRN), na Área de Intervenção prioritária 4 - Observação da Agricultura e dos Territórios Rurais.