Bora Lá

Castro Marim prepara-se para receber os Dias Medievais. Bilhetes já estão à venda

Dias Medievais - Facebook
Dias Medievais - Facebook  
A 24.ª edição dos Dias Medievais em Castro Marim, terá lugar de 23 a 27 de agosto, com o rigor histórico que caracteriza o evento.

No certame vão estar representadas mais de 45 artes e ofícios, bem como as recriações medievais no castelo, onde não podiam faltar os banquetes (apenas mediante compra e reserva antecipada), que decorrem num espaço exclusivo e à luz das tochas. A ementa reúne as iguarias da época medieval e durante a ceia os comensais são entretidos pelas performances dos grupos de animação. Uma experiência diferente é a mesa real - “Seja Rei por uma Noite”-, com apenas 10 convivas por noite que desfrutam da pompa e circunstância das cortes da Idade Média.
 
Ainda no castelo, a exposição de instrumentos de tortura e punição (cofinanciada pelo Interreg V-A, apoiada pela União Europeia, cofinanciada a 75% pelo FEDER, projeto FOURTOURS), que recorda algumas das razões pelas quais a Idade Média foi a Idade das Trevas.
 
Durante estes dias, ruas e ruelas trajam com rigor para levar o visitante a participar numa viagem pelo tempo  com reis e rainhas, cavaleiros de armaduras reluzentes, bobos e jograis, comerciantes, monges, damas e nobres, mas também criaturas mitológicas, monstros, criaturas demoníacas e mágicas. Assinala ainda a autarquia, o envolvimento dos estabelecimentos, associações locais e do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, «que, mesmo em período de férias, reúne mais de 50 figurantes».
 
O desfile medieval acontece no primeiro e último dia do evento: 23 de agosto – 19h00 - e 27 de agosto – 17h30.
 
A animação vai estar a cargo de 30 grupos, apresentando-se de forma rotativa e distribuída entre os muitos palcos do certame, desde teatros de rua, grupos “passa calles”, malabaristas, zaragateiros, cuspidores de fogo, gaiteiros, equilibristas, espadachins e contorcionistas, música medieval, música e dança árabe-oriental, música sacra, danças medievais, encantadores de serpentes, arruadas e ainda demonstrações de falcoaria.
 
Nos Dias Medievais em Castro Marim, não faltam também espaços de animação infantil, com oficinas, jogos, carrosséis e contadores de histórias, entre outras diversões.
 
Para completar esta viagem à Idade Média, o município lembra a recriação histórica no Forte de S. Sebastião, promovida pela Associação Companhia Livre, orientada para o período pós medieval, como forma de valorizar e integrar a fortaleza, que data do século XVII. “As batalhas da restauração | 1 de dezembro de 1640 – 13 de fevereiro de 1668”, será o mote deste palco, com apresentações e demonstrações por profissionais da Real Academia do Terço (piqueiros, artilheiros e rodeleiros). No caminho, na encosta do Forte de S. Sebastião, estará também o acampamento árabe, a representação do quotidiano de uma caravana árabe de comércio de sal e especiarias.
 
A autarquia regista que, os Dias Medievais em Castro Marim são um EcoEvento, apelando à máxima redução de resíduos, à reutilização de materiais e à utilização de materiais recicláveis, tendo também sido reforçadas as questões de segurança e de saúde. Destaque também para o alargamento e reorganização dos parques de estacionamento.
 
Além da venda de bilhetes na BOL, uma das grandes inovações deste ano foi a instalação de mupis em Altura e Castro Marim, que facilitam a compra de bilhetes online. As bilheteiras dos Dias Medievais em Castro Marim abrem pelas 15h00, enquanto as atividades e animação do evento arrancam às 18h00 e encerram às 00h00. Durante o evento, organizado pela Câmara Municipal de Castro Marim, o Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM) funcionará como posto de informações e de apoio.