Os cientistas na área de comportamento humano afirmam que, «o toque feminino pode influenciar a biologia do homem», permitindo que ambos desfrutem de mais momentos de prazer e felicidade.
Dar as mãos ou envolver-se num abraço de 20 segundos pode reduzir o ritmo cardíaco e diminuir o stress, uma vez que, estes gestos afetuosos possuem um “efeito calmante”. Ao mesmo tempo, quem o faz diariamente acaba por sentir esse efeito tranquilizador durante mais horas por dia.
A explicação assenta no facto de, o toque “quente” entre os parceiros permitir desfrutar de uma sensação agradável de calma e um aumento da oxitocina que promove o bom humor e o bem-estar entre os casais.
Muitos estudos também revelaram que as mãos dadas podem reduzir a dor à medida que as ondas cerebrais dos parceiros se sincronizam, enquanto até os abraços breves ajudam a diminuir o cortisol, a hormona do stress.
O toque afetuoso de uma mulher pode guiar o corpo de um homem para fora do modo luta ou fuga e para um estado de verdadeira recuperação, o que dá lugar a uma maior consciência, regulação emocional e capacidade de lidar com o inesperado e com os obstáculos do quotidiano.
Ao mesmo tempo, o toque entre os parceiros fortalece o vínculo emocional, aumenta a longevidade da relação e promove uma sensação de bem-estar geral, acompanhada de uma forma mais positiva de encarar a vida e os problemas.
Os casais que participaram em diversos estudos revelaram que, andar de mãos dadas e desfrutar de um abraço proporciona uma maior conexão emocional, uma maior sensação de segurança e conforto, melhora a intimidade, reforça a sensação de proximidade e cumplicidade, ao mesmo tempo em que, registam a capacidade de transmitir amor e carinho sem palavras, o que valoriza o gesto, a sinceridade e o compromisso estabelecido entre ambos.
Muitos estudos sublinham que, os casais que mantêm o toque permanente, sentem menos dores físicas, mostram-se mais confiantes e estáveis perante a vida e as adversidades e desfrutam de uma genuína vontade de estar ao lado daquela pessoa que lhes proporciona tantos momentos de prazer.
Os homens referem mais tranquilidade, autoestima e autoconfiança, enquanto que as mulheres salientam o conforto, a segurança e o bom humor quando se sentem amadas pelo parceiro.
No final das contas, percebe-se o quanto é fácil e simples expressar amor e carinho e beneficiar de mais longevidade, de uma relação mais duradoura e de uma vasta gama de sentimentos que só fazem bem. Então, cultive estes gestos diários com quem ama e faça parte dos muitos casais que já o fazem e que se dizem mais satisfeitos para com a vida.