O autor, Luís Barriga, e a Arandis Editora vão apresentar no próximo sábado, dia 7, pelas 17 horas, na Casa do Povo de Estoi, o quarto volume da coleção Emiliano da Costa - Obra Poética. O volume é dedicado a duas obras do poeta: "Relampos" de 1943 e "As Saudades do Silêncio" de 1947.
A União de Freguesias de Conceição e Estoi; a Câmara Municipal de Tavira e União de Freguesias de Tavira, apoiam a iniciativa.
O poeta Augusto Emiliano da Costa, nasceu na cidade de Tavira, a 3 de dezembro de 1884. Das margens do rio Séqua/Gilão parte para Beja, onde vive a sua adolescência e frequenta o Liceu daquela cidade alentejana.
Mais tarde rumou a Coimbra, onde se formou em Medicina, em 1914. Regressado ao Algarve, veio morar para Estoi, onde começou a exercer medicina na Rua da Igreja.
Casa a 16 de março de 1915, aos trinta anos de idade, com Isabel Maria da Cruz Coelho de Brito e vão morar para a Rua do Pé da Cruz.
Em 1919 é integrado no partido médico-cirúrgico com sede em Estoi e depois de uma longa carreira profissional reforma-se em 1954.
Emiliano da Costa adotou a aldeia de Estoi como sua e aí permaneceu até à morte, em 1 de janeiro de 1968.