As Festas da Cidade de Olhão acontecem em quatro as noites na baixa da cidade. Nos dias 9, 14, 15 e 16 de junho, haverá muita música no Jardim Pescador Olhanense.
Com entrada livre, o primeiro espetáculo a acontecer a 9 de junho, será “Olhar para trás”, pela Orquestra do Algarve, às 20:00.
Na sexta, dia 14, às 22:00, sobe ao palco Mónica Sintra e, às 23:30, Fábio Lagarto. Dia 15, nos mesmos horários, atuam Tributo a Amy Winehouse e DJ King Bizz. A fechar as Festas da Cidade, a partir das 22:00 do dia 16, Sara Correia.
Quando às cerimónias oficiais, o programa começa às 9:30, com a cerimónia do hastear das bandeiras, frente aos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10:00, a habitual homenagem aos Heróis da Restauração de 1808, frente à Igreja Matriz.
A sessão solene comemorativa do Dia da Cidade acontece a partir das 12:00, no Auditório Municipal Maria Barroso.
O feriado municipal de 16 de junho assinala os 216 anos da expulsão das tropas francesas pelos populares da antiga aldeia de Olhão. Em consequência dessa expulsão, um grupo de pescadores partiu no caíque Bom Sucesso rumo ao Brasil, com o objetivo de avisar o rei da derrota dos invasores. Assim, o monarca, em sinal de agradecimento, decretou que a aldeia passasse a vila, dando-lhe o título de Olhão da Restauração, descreve nota do Município.