O programa de Fim de Ano Albufeira Carpe Nox 2025 foi tornado público na passada terça-feira, dia 20 de agosto, no âmbito das celebrações do Dia do Município.
Em nota publicada, a Câmara Municipal de Albufeira revela que a 30 de dezembro, às 22h00, o algarvio Dino D`Santiago sobe ao palco da Praia dos Pescadores, "acompanhado por uma banda com quatro dos mais consagrados músicos nacionais".
Na noite de Passagem de Ano, os convidados são os Xutos & Pontapés, com um concerto a partir das 22h00, onde a banda irá interpretar os grandes clássicos, no ano em que assinala 45 anos de carreira.
A contagem decrescente para dar as boas-vindas a 2025 começa às 00h00 no palco com um live act interativo. Como referem os produtores do espetáculo "no Albufeira Carpe Nox o céu nunca é o limite mas um ponto de partida para o inédito e surpreendente", o que este ano acontece com uma banda sonora "épica e original sincronizada" com 500 drones, pirotecnia, lasers e efeitos especiais.
A animação continua pela noite dentro com o DJ Diego Miranda, que já atuou para mais de 25 milhões de pessoas e tocou nalguns dos maiores festivais do mundo, com destaque para o Tomorrowland, o Ultra e o Rock in Rio.
Na apresentação do programa, o presidente da Câmara de Albufeira, referiu que o programa de Fim de Ano, "começa a ser trabalhado logo no início de janeiro, com reuniões com os serviços da autarquia e a produtora do evento, a empresa Tavolanostra – Eventos Globais, referiu. Na apresentação do Carpe Nox, o autarca afirmou que "todos os anos o Município procura melhorar e inovar o programa". Nesta quarta edição, a organização aposta num palco arrojado, com a artista Margarida Vilanova a narrar a história de um momento artístico inédito com banda sonora sincronizada com o maior espetáculo de drones jamais realizado em Portugal, multimédia, luz e pirotecnia.
O Fim de Ano em Albufeira é mais do que o Carpe Nox, tem também outras atividades, entre o final de dezembro e a primeira semana de janeiro, nomeadamente o Paderne Medieval, Albufeira Natal, o Presépio ao ar livre da Guia, entre outras iniciativas culturais e desportivas.
A terminar a sua intervenção, José Carlos Rolo lançou um repto aos empresários locais e às associações turísticas e comerciais, para que "durante esta época festiva mantenham as portas abertas para que quem cá vem possa tenha o que fazer e onde comer". Para colmatar o problema em 2024, o Município inaugurou o Street Food Sem Fronteiras, com comidas e bebidas de todo o mundo, "iniciativa que vamos dar continuidade este ano", confirmou.
O presidente da APAL – Agência de Promoção de Albufeira, um dos parceiros do Albufeira Carpe Nox desde a primeira edição, sublinhou que um dos principais objetivos da associação "passa pela promoção e valorização do que de melhor se faz em Albufeira". Desidério Silva adiantou que não é normal fazer a apresentação do programa de Fim de Ano em agosto "aquilo que estamos a fazer está um passo à frente do que se faz em outros locais, o que demonstra o potencial turístico de Albufeira, enquanto destino de Fim de Ano a nível nacional. Temos uma oferta variada e de grande qualidade na programação que apresentamos todos os anos. É este o caminho que temos que percorrer para fazer a diferença, quer no que diz respeito ao produto quer aos mercados. Temos que procurar captar turistas com maior capacidade financeira e que respeitem o local e as nossas tradições. Esta é uma responsabilidade de todos, mas também dos empresários que têm que trabalhar no sentido de valorizar a marca para que Albufeira seja um destino de qualidade. Enquanto este for o foco, o Município pode contar com a APAL e os seus associados", afirmou.
João Costa, da Tavolanostra Eventos Globais, também usou da palavra tendo afirmado que "é justo dizer que com dois anos de pandemia pelo meio, o Albufeira Carpe Nox conseguiu atingir a maioridade, fruto do trabalho e confiança do Município na nossa empresa e de uma equipa fantástica que está de parabéns", salientou.