Bora Lá

Carolina Deslandes, Rui Veloso e Camané na Feira da Dieta Mediterrânica

Rui Veloso - Instagram
Rui Veloso - Instagram  
Este ano comemora-se o 10ª aniversário da aprovação da inscrição dos sete países que apresentaram a candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, na cidade de Baku, Azerbeijão a 4 de dezembro de 2013, sendo Tavira a comunidade representativa da Dieta Mediterrânica, em Portugal.

Neste âmbito, entre 7 e 10 de setembro, tem lugar mais uma edição da Feira da Dieta Mediterrânica, que espera apresentar 200 stands, 7 palcos e mais de uma centena de produtores e outros tantos artesãos.
 
O programa que foi esta manhã revelado à comunicação social, inclui oficinas, danças tradicionais e outras artes performativas, exposições, visitas ao património cultural, seminários, com destaque para o que terá lugar, no dia 7 de setembro, sobre "Inovação na Dieta Mediterrânica" no Centro de Experimentação Agrária de Tavira.
 
Este ano, haverá concertos ao vivo, com projetos oriundos de 5 países, (Argélia, França, Espanha, Marrocos e Itália) além de Portugal.
 
Viajar pelos sabores mediterrânicos será possível em qualquer um dos restaurantes instalados na Praça da Convivialidade, junto ao castelo da cidade, e nos 18 restaurantes do concelho que vão preparar menus mediterrânicos.
 
A feira contará ainda, com a presença de várias manifestações inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, como os Caretos de Podence, o Cavaquinho, os Bombos, o Fado, o Cante Alentejano ou o Teatro Dom Roberto.
 
A pensar nos mais novos, o evento terá espetáculos educativos, jogos tradicionais e oficinas ambientais com a presença dos Jogos do Helder, das Companhias Krisalida, Historioscopio, Mãozorra, Rui Sousa Marionetas e Era uma vez Marionetas. Haverá ainda a presença do Museu da Marioneta de Lisboa que irá garantir oficinas e atividades, na Casa André Pilarte. 
 
No dia 10 de setembro, pelas 10h00, com partida e chegada à Praça da República, terá lugar a marcha e corrida da Dieta Mediterrânica, inserida no calendário do Algarve, numa organização conjunta do Município de Tavira e do IPDJ.
 
O cinema do Mediterrâneo, tem igualmente lugar reservado nos Claustros do Convento do Carmo, com o filme "O Azul do Cafetã" de Maryam Touzani no dia 8, "Dias em Chamas" de Emin Alper no dia 9 e a finalizar a obra "A Conspiração do Cairo" de Tarik Saleh no dia 10.
 
Quanto aos espetáculos, no dia 7, no espaço da antiga lota, junto ao Mercado  da Ribeira, atuam os Galandum Galundaina, com o Pauliteiros de Miranda. No palco do castelo, os Ars Nova Napoli de Itália. No Jardim do Coreto, os Úlua de Espanha e, na Praça da República, Rui Veloso. 
 
No dia 8, a fadista Carla Pires e o instrumentista do cavaquinho, Daniel Pereira Cristo, apresentam "Da raiz ao Fado", no palco da lota. No palco do castelo, é a vez dos Barrut de França. No Jardim do Coreto, Iskrania de Itália, e na Praça da República, a espanhola Estrella Morente de Espanha. 
 
No sábado dia 9, os Diabo a Sete atuam no espaço da lota. O Dúo Brotto Raibaud de Espanha, no Jardim do Coreto. Os Global Gnawa de Marrocos, no palco do castelo e Camané com a Orquestra do Algarve, na Praça da República.
 
Finalmente, no dia 10, os Ganhões de Castro Verde e Paulo Ribeiro apresentam "O Cante não cai do céu" no palco da lota. No palco do castelo atua Lemma da Argélia e, na Praça da República, Carolina Deslandes. 
 
À margem da conferência de imprensa de apresentação da Feira da Dieta da Mediterrânica, a presidente da Câmara de Tavira, realçou tratar-se de um certame que é organizado pelo município, numa parceria alargada com outras entidades da região, como a Universidade do Algarve, RTA, CCDR, Direção Regional de Cultura, Direção Regional de Agricultura e Pescas, associação In Loco, Escolas de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António e do Algarve, entre outras: «Gostaria de referir que normalmente com muitos anos de parceria, muitas vezes os parceiros deixam-se de ir entendendo, aqui no projeto isso não acontece, estamos cada vez mais cimentados, para no fundo disseminar esta cultura milenar, promovê-la e salvaguardá-la, esse é o nosso objetivo».
 
 
Ana Paula Martins frisou que o sucesso da feira, revela-se não só pelos visitantes que recebe, mas também por todos aqueles que nela mostram e vendem os seus produtos, «temos uma grande lista de espera».
 
Sobre o balanço dos 10 anos da inscrição de Tavira como comunidade representativa da Dieta Mediterrânica, a autarca disse ao Algarve Primeiro, que há um interesse cada vez maior na oferta cultural do que propriamente pelo sol e mar, «acho que Tavira consolidou-se através da oferta gastronómica que tem, e também no setor dos vinhos, temos a casa Santos Lima a produzir, sendo o maior exportador de vinhos do Algarve. Posso dizer que este já é o resultado da promoção turística que fomos fazendo da Dieta, que acabou por trazer para cá esses investimentos, como também temos o Enoturismo que está atrair mais visitantes onde se privilegiam os conceitos da Dieta Mediterrânica. Resumindo, estes últimos 10 anos, tiveram um efeito "dominó" alavancando a economia e a gastronomia no concelho», concluiu.