Ambiente

Carnaval de Loulé vai contabilizar a sua pegada ecológica

 
Nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, o Carnaval de Loulé volta a desfilar na Avenida José da Costa Mealha, este ano com o tema “À descoberta dos ODS”, promovendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas. Estarão na avenida 14 carros alegóricos e mais de 600 figurantes.

 
Esta tarde, a comunicação social foi convidada a acompanhar os trabalhos dos carros alegóricos. Durante a sessão, o presidente da Câmara de Loulé, enfatizou que o tema deste ano, faz um apelo à importância da promoção dos ODS: «E nós vamos brincar com isso, porque é uma forma óbvia de levar uma informação tão importante a milhares e milhões de cidadãos, são coisas sérias, mas com uma capa de brincadeira para chegar a um maior número de pessoas possível», frisou. 
 

O investimento no Carnaval de Loulé ronda os 470 mil euros.

Vítor Aleixo explicou que cada carro alegórico irá focar-se em dois ou três ODS, não esquecendo as figuras habituais, da política ao deporto passando pela cena internacional. O Município estima receber cerca de 80 mil visitantes, «um número que não foge muito das melhores edições do Carnaval de Loulé», explicou o autarca, que fez questão de lembrar que em Alte e Quarteira, também haverá Carnaval, «com uma participação popular muito espontânea a genuína». O edil realçou que a perspetiva neste e noutros "palcos" do Carnaval, está cada vez mais ligada à questão da sustentabilidade, e nesse sentido, há uma empresa que está a realizar um estudo que pretende contabilizar qual a pegada de carbono que o evento vai gerar em Loulé.
 
Mais uma vez, o Carnaval louletano terá um cunho solidário. Os bilhetes têm um custo de 2 euros e as receitas irão reverter a favor das associações participantes no desfile (50%) e uma IPSS (50%).