Carminho, Os Quatro e Meia e Rouxinol Faduncho vão ser o destaque do evento que conta já com a sua 9.ª edição e junta dezenas de expositores, produtores ligados à citricultura, associações locais e entidades regionais. "Durante três dias quem visitar a mostra irá saborear e desfrutar dos melhores produtos locais e regionais, vinhos, gastronomia variada, doçaria, artesanato original, sempre com a presença da melhor laranja, a de Silves", realça nota do Município.
No dia 14 de fevereiro a inauguração oficial do evento acontece às 10h30 e a tarde será marcada pela, já habitual, Conferência Laranja XXI, cuja temática em debate é "A Água que Une", e que pretende, uma vez mais, dar voz aos agricultores e ao setor de atividade de especial importância para o concelho de Silves.
Ao longo do fim de semana haverá outras atividades, que passam pelo Concurso Internacional de Cocktails - Silves Capital da Laranja, pelo debate “Micro, Pequenas e Médias Empresas – Que apoios? Que instrumentos financeiros? Que incentivos?”, na qual a Confederação Portuguesas das Micro, Pequenas e Médias Empresas, em parceria com a Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste respondem às estas perguntas. Há ainda lugar para a dinamização do seminário “As Alterações Climáticas e a Citricultura”, em que a Universidade do Algarve apresenta uma visão prática de projetos de agricultura mais eficiente.
Integrado na Mostra Silves Capital da Laranja, o programa terá várias atuações de música e dança tradicional, espaços dedicados aos mais pequenos e a Marcha dos Namorados, que é já uma referência na região do Algarve.
Pelas ruas da cidade de Silves, a laranja será também a rainha com a realização da 9ª edição do Fim de Semana com Sabor a Laranja, que tem início no dia 13 de fevereiro. Os restaurantes aderentes da iniciativa preparam-se para apresentar pratos criativos nos quais o sabor principal será a laranja de Silves.
O programa completo desta edição será divulgado em breve. Poderá ser consultado através deste link.