Na posição dos entendidos na área da psicologia, amadurecer implica uma mudança de mentalidade que se verifica no comportamento.
Assim, para saber se é uma pessoa madura, confira se possui estas características:
1. Aprende com os seus erros
Esta é a principal característica de uma pessoa madura, uma vez que revela a capacidade de analisar o que aconteceu, tentar alterar algo, melhorar e corrigir o erro e seguir em frente com mais conhecimento.
2. Assume a responsabilidade pelas suas ações
Ser responsável implica estar ciente das consequências das nossas ações, antecipá-las e, então, decidir se devemos agir de uma forma ou de outra. Este é outro importante traço de maturidade porque demonstra o quanto a pessoa se assume tal como é e enfrenta as responsabilidades no seu quotidiano.
3. Reclama menos e responsabiliza-se mais
Muitas pessoas habituam-se a reclamar e a fazer de tudo para não terem de assumir um erro ou algo que lhes falta. Uma prova de maturidade é quando fazemos em vez de reclamarmos e agimos de uma forma responsável e inteligente.
5. É uma pessoa mais consistente
A consistência tem muito a ver com a maturidade emocional. Ser consistente implica uma relação harmoniosa entre o que dizemos, fazemos e sentimos. Este estado de maturidade não é fácil de conquistar, mas é uma consequência de muita reflexão, consciência e responsabilidade.
6. Consegue falar acerca das suas emoções
Apesar de ser importante escolher a pessoa a quem fazemos o desabafo, ser maduro implica ser capaz de falar de emoções, sobretudo com aqueles que amamos. Assumir um sentimento é uma conquista no tempo, sobretudo porque, com o amadurecimento emocional, tornamo-nos mais livres, aceitamo-nos mais e amamo-nos ainda com mais confiança.
7. Sente-se mais seguro
Na sequência do ponto anterior, uma pessoa madura é mais confiante e segura, é mais capaz de falar de si, de dar a sua opinião, de enfrentar as situações e de uma forma estável e assertiva.
8. Valoriza mais a qualidade do que a quantidade
Com o passar do tempo e as experiências, não se torna importante acumular objetos e pessoas na nossa vida, mas sim valorizar o que se tem e o que se consegue. É muito mais relevante ter um bom amigo a vários sem valor, ler um bom livro a estar numa situação que não nos faz felizes e daí por diante. Esta seleção e valorização da qualidade dos momentos e das pessoas, também é uma marca de maturidade que contrasta com a juventude em que se queria ter tudo e em grande quantidade.
9. Sabe melhor o que quer
Com a maturidade, sabemos muito melhor aquilo de que gostamos e aquilo que rejeitamos. Escolhemos o que fazer, como fazer e com quem fazer, onde ir, o que vestir e daí por diante.
10. Assume compromissos
O compromisso também demonstra o nosso grau de maturidade. Uma pessoa que é capaz de cumprir um horário, de honrar a sua palavra, de fazer valer um encontro, um pedido, cumprir uma regra e daí por diante, está no caminho certo do amadurecimento. Registe que, uma pessoa que é madura consegue manter mais facilmente o compromisso de uma relação, o respeito pelo outro e por si mesma.
11. Escolhe melhor as pessoas com quem se relaciona
Com o amadurecimento, procuramos pessoas pelos valores em comum, pela afinidade intelectual, pelo prazer de aprender com elas, mas também de lhes mostrar o que sabemos e não tanto para festas, comes e bebes como era nas etapas anteriores. A maturidade ajuda-nos a selecionar melhor quem queremos ao nosso redor, sabendo que a cultura também é um ponto de aproximação relevante.
12. É mais resiliente
Resiliência é a capacidade de nos adaptarmos à vida e às mudanças, de enfrentarmos obstáculos e de sairmos mais fortes de experiências difíceis. Portanto, conforme crescemos e amadurecemos, também nos tornamos mais resilientes.
13. Mais capacidade para resolver problemas
O facto de já termos passado por muitas experiências e por as termos analisado, corrigido e modificado, dá-nos uma maior capacidade de enfrentar a vida e as situações e de resolvermos mais facilmente os nossos problemas. A maturidade também nos ajuda a antecipar alguns acontecimentos e a evitar algumas situações que não queremos, pelo que se pode afirmar que, para além de mais conscientes, também nos tornamos mais inteligentes com o passar do tempo.
14. É uma pessoa mais criativa
A maturidade psicológica também se reflete na forma como agimos no nosso quotidiano e o nosso grau de criatividade para resolver problemas ou para criar coisas novas, por isso, ouse mostrar as suas habilidades e surpreenda-se com tudo o que já aprendeu ao longo dos anos!