Sociedade

Candidaturas abertas para criação de mural artístico no Parque Canino de Quarteira

Foto - Depositphotos  
A Junta de Freguesia de Quarteira e a Policromia Associação Cultural estão a lançar um concurso para a criação de um mural artístico no Parque Canino de Quarteira. Em comunicado, a autarquia diz que o objetivo passa por "valorizar o espaço público através da arte urbana e envolver a comunidade local no processo criativo".

PUB

O Parque Canino de Quarteira, que está situado na Avenida de Ceuta, junto ao supermercado Continente, e já em funcionamento, será inaugurado no dia 13 de maio.

Para o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, João Romão, o concurso representa "uma oportunidade para valorizar o espaço público através da arte, envolvendo diretamente a comunidade na escolha de um projeto que será de todos. Queremos continuar a afirmar Quarteira como um território criativo, onde a arte urbana contribui para qualificar o espaço e reforçar o sentimento de pertença."

O concurso está aberto a artistas, a título individual ou coletivo, que apresentem propostas originais para a intervenção nas paredes do espaço, sendo atribuído ao projeto vencedor um valor de 3.000 euros. Os materiais necessários à execução serão assegurados pela Associação, contando ainda o artista com apoio logístico da Junta de Freguesia.

As candidaturas decorrem até ao dia 1 de maio, sendo que todos os detalhes encontram-se disponíveis para consulta no website.

Já o processo de seleção inclui uma fase de votação pública, entre 13 e 31 de maio, durante a qual todas as propostas admitidas serão apresentadas à comunidade e colocadas a votação de forma anónima, como forma de garantir que a escolha incide exclusivamente sobre a qualidade artística dos projetos. Desta fase resultarão os três projetos mais votados, que passam à fase final. A decisão final caberá ao júri do concurso, sendo o projeto vencedor aquele que obtiver a melhor classificação global, lê-se na nota.

O projeto vencedor será divulgado no dia 15 de junho, estando a execução prevista até ao dia 31 de agosto.