Ambiente

Campanha nacional que sensibiliza para o uso racional da água arrancou no Algarve

Sob o mote “Água é vida – não a desperdice”, o Grupo Águas de Portugal (AdP), a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), com o financiamento do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Ação Climática, lançaram uma campanha de sensibilização para a redução dos consumos de água visando promover práticas que fomentem o seu uso eficiente no atual contexto de seca e escassez de água.

PUB
A campanha faz um apelo a todos para a adoção de comportamentos que contribuam para o bom uso do recurso: “Uma torneira aberta pode gastar 12 litros de água em apenas 1 minuto. Se cada pessoa desperdiçar 1 minuto de água por dia em Portugal, são 120 milhões de litros de água, o suficiente para satisfazer as necessidades básicas diárias de um milhão de pessoas. A água é essencial à vida e merece toda a nossa atenção. Seja mais consciente e evite gastos desnecessários.”
 
As entidades explicam em comunicado que há soluções estruturais para combater a escassez que estão a ser adotadas, "mas todos devemos contribuir para diminuir o consumo de água, ajustando comportamentos, fazendo um uso adequado do recurso e combatendo o desperdício".
 
A campanha que desenvolve-se em âmbito nacional, decorrerá em várias fases, com a comunicação e ativações reforçadas nas regiões mais críticas. Será veiculada em diferentes canais, incluindo órgãos de Comunicação Social nacionais e regionais, redes sociais, publicidade exterior, ATM, transportes e em diversas ações em espaços públicos.
 
É precisamente no Algarve que esta campanha arranca, região que é neste momento o mais afetada pela seca e escassez de água e que no verão quase duplica a sua população, estando previstas ações de sensibilização em praias, centros comerciais e em grandes eventos regionais.
 
As iniciativas vão ser promovidas pela Águas do Algarve, a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e a Região de Turismo do Algarve e contam com o envolvimento de diferentes associações hoteleiras e de restauração do Algarve que apelam aos residentes e turistas nacionais e estrangeiros que não desperdicem água.