A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, em parceria com a WaterCare – Legionella Prevention Lda (LEGPREV), está a avançar com a implementação de um plano de prevenção e controlo da legionella, destinado a minimizar os riscos de contaminação nas instalações municipais e espaços públicos.
Nota da autarquia faz saber que, este trabalho desenvolvido em paralelo com o Gabinete Municipal de Saúde, «visa assegurar a saúde e segurança da população, com atenção especial para locais com sistemas de água suscetíveis à colonização da bactéria legionella pneumophila», conhecida por causar a chamada "doença dos legionários."
A doença dos legionários, uma forma grave de pneumonia bacteriana, é causada pela inalação de gotículas de água contaminada suspensas no ar. Embora a legionella esteja naturalmente presente em ambientes aquáticos, como rios e lagos, pode colonizar redes de água artificiais, como as de grandes edifícios, piscinas, sistemas de ar condicionado e jacuzzis, quando a água atinge temperaturas entre 20 ºC e 45 ºC.
Tendo em consideração o risco potencial, o município esclarece estar a aplicar a legislação nacional, que define medidas preventivas obrigatórias para minimizar a proliferação de legionella em redes e sistemas de água. A implementação do plano inclui ações detalhadas de monitorização e tratamento de água nos balneários públicos, piscinas municipais, escolas, centros de saúde, redes de rega e outras infraestruturas municipais, reforça a autarquia.