Ambiente

Câmara de Monchique lança campanha de recolha de biorresíduos

 
O Município de Monchique, no âmbito do programa da RecolhaBio - apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos, desenvolveu uma estratégia para a gestão dos biorresíduos produzidos no concelho, que assenta na recolha na origem e na produção de composto, quer através de soluções individuais ou comunitárias.

Segundo a autarquia, pretende-se com este projeto, aproveitar localmente os biorresíduos produzidos (compostagem doméstica; compostagem comunitária); disponibilizar uma rede de recolha seletiva de biorresíduos e produzir composto localmente, com a participação da comunidade.
 
Para tal, o Município informa em nota publicada, que irá fornecer gratuitamente 1000 baldes de 7 litros para uso doméstico e 200 compostores domésticos, mediante inscrição.
 
Os equipamentos ficarão disponíveis a partir de 27 de janeiro, nas juntas de freguesia e nos armazéns municipais (apenas para os munícipes que estejam inscritos).
 
A inscrição pode ser feita on-line (no site do município) ou presencialmente nas juntas de freguesia ou no balcão único, ou ainda através do telefone 282 910 200.
 
Paralelamente estão disponíveis 6 compostores comunitários que irão entrar em funcionamento na mesma data, nos seguintes locais:Alferce – junto ao Polidesportivo; Marmelete – em frente ao Lar; Monchique – S. Pedro, estacionamento Mercado Municipal, Ceiceira e S. Roque.
 
A campanha “Sobra Alimentar: Tem + para dar!” conta com a sensibilização nas escolas e sessões de formação e esclarecimento junto da população, quer sobre metodologia, rotinas e benefícios da compostagem doméstica (com disponibilização gratuita de compostores domésticos e baldes, para utilização de compostores comunitários, aos munícipes aderentes), tendo em vista as metas a cumprir no País, através do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2020/2020+.