A autarquia de Loulé e o IHRU - Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana celebraram, esta terça-feira, um contrato tendo em vista o financiamento, ao abrigo do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, de 3 fogos para habitação na cidade de Loulé, no âmbito da reabilitação de um conjunto de 7 fogos.
A intervenção será realizada no edifício localizado na Rua de São Paulo, enquadrado num lote de terreno de 353,01m2. O imóvel encontra-se em mau estado de conservação, pelo que os trabalhos irão incidir a nível estrutural, nas fachadas, revestimentos e pavimentos interiores, bem como na renovação das infraestruturas de águas, esgotos, eletricidade e telecomunicações, que se encontram obsoletas.
O investimento total nos 7 fogos ronda 1,4 milhões de euros, com um financiamento de 429.922 euros. De referir que os 3 fogos aprovados pelo PRR destinam-se ao arrendamento apoiado e os restantes 4 são para arrendamento acessível.
Uma vez que o edifício se encontra na zona histórica, a Câmara explica num comunicado, que esta reabilitação permitirá «restaurar este património arquitetónico de finais do século XIX, recuperar o espaço público, valorizar a memória da cidade e, ao mesmo tempo, atrair novas famílias a esta área, além de responder às necessidades de habitação existentes».
Desde 2019, a autarquia submeteu 21 candidaturas ao IHRU - Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, permitindo aprovar 186 novos fogos, entre construções, reabilitações e aquisições, num investimento municipal de cerca de 33 milhões de euros. Destas, 18 já estão contratualizadas, correspondendo a um valor de financiamento de 17,1 milhões de euros.
A aguardar aprovação e contratualização de financiamento estão 3 candidaturas, que representam um investimento de perto de 14 milhões de euros, nos quais estão inseridos a aquisição de 63 fogos resultantes da consulta ao mercado e a reabilitação de 3 fogos na Rua Miguel Bombarda, conclui a mesma nota.