Ambiente

Câmara de Loulé lança campanha para plantar milhares de árvores com o apoio da população

 
No âmbito das comemorações da Semana da Água (22 de março) e das Florestas (21 de março), o Município de Loulé está a realizar várias iniciativas de carácter ambiental, de 19 a 22 de março.

A semana iniciou-se com a exposição #Aliança pela Água, composta por peças do Projeto LIXARTE, que estará patente no Convento Espírito Santo, de 19 de março a 8 de abril, numa parceria entre a autarquia e a Agência Portuguesa do Ambiente / Administração da Região Hidrográfica do Algarve. Este projeto transforma lixo (marinho) em arte.
 
No âmbito do projeto “STOPenisetum”, apoiado pelo Fundo Ambiental - Aviso "Projetos de erradicação e controlo de espécies invasoras prioritárias", decorreu na terça-feira, dia 19 de março, uma ação de formação técnica desenvolvida pela Associação Natureza Portugal, em associação com a WWF e com a colaboração da Câmara Municipal de Loulé.
 
Neste Dia Internacional das Florestas, o Município de Loulé distribuiu gratuitamente à população cerca de 2500 plantas, de espécies arbóreas e aromáticas, na Cerca do Convento do Espírito Santo.
 
Também arrancou esta quinta-feira a campanha: “Uma Árvore dá Vida”, lançada pela autarquia com o objetivo de tornar o concelho mais verde e de, até 2025, plantar milhares de árvores. A população poderá inscrever-se para participar nesta iniciativa de cidadania ambiental para plantar várias espécies, nos seus terrenos, jardins ou quintais.
 
Apostar na arborização para promover a descarbonização do território e contribuir para a sustentabilidade do Planeta, continua a ser a aposta da autarquia «que coloca a reflorestação como uma das medidas do Plano Municipal de Ação Climática de Loulé, o primeiro do país a ser aprovado», regista nota divulgada.
 
O Centro Ambiental desenvolveu na Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola, em parceria com o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), a atividade “Palavras Fotográficas”, onde os jovens exploraram e conheceram esta área de particular importância.
 
Na sexta-feira, dia 22 de março, Dia Mundial da Água, o Centro Ambiental inicia a manhã com uma atividade na Ribeira do Cadoiço - “Há Vida no Fundo da Ribeira?”. Esta atividade dá a conhecer aos jovens a importância das ribeiras e da sua água.
 
Ainda no dia 22, no auditório do Convento do Espírito Santo, em parceria com a APA/ARH Alg, termina o Ciclo de Ações de Curta Duração, “Aliança pela Água – Cooperação e Conectividade” que decorre no âmbito do Plano Regional de Eficiência Hídrica para o Algarve e do projeto “Eficiência Hídrica na Escola”.