O Município de Loulé felicitou o ginasta Gabriel Albuquerque pelo quinto lugar obtido esta sexta-feira na final masculina de Trampolins dos Jogos Olímpicos Paris 2024, tendo conquistado mais um diploma olímpico para Portugal.
“Hoje é um dia histórico para o desporto português – e naturalmente para o desporto louletano – já que o nosso Gabriel Albuquerque conseguiu o melhor resultado de sempre da ginástica portuguesa numa prova olímpica. O atleta da APAGL – Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé enche-nos de orgulho pela garra e perseverança que manifestou, mais uma vez, na Arena Bercy, palco desta final. Muitos parabéns, Gabriel!”, refere o presidente da autarquia, Vítor Aleixo, num comunicado do Município.
A Câmara de Loulé sublinha que, com esta prestação, o jovem de 18 anos suplantou o sexto lugar obtido por Nuno Merino em Atenas 2004, tornando-se no ginasta português a chegar mais longe nuns Jogos Olímpicos.
Gabriel Albuquerque nasceu em Lisboa, mas, aos 11 anos de idade, ele e a família mudaram-se para Loulé “atrás” do seu treinador, João Pedro Monteiro, que decidiu vir para o Algarve.
Apesar destas serem as suas primeiras Olimpíadas, o jovem conta já com um palmarés que o torna numa referência na modalidade. Sagrou-se campeão do mundo por grupos de idade Trampolim Individual, nos anos de 2019, 2021 e 2022. Foi distinguido pela Federação Portuguesa de Ginástica com a atribuição da Medalha de Bons Serviços e Prémio de Atleta do Ano em Trampolim Individual no ano de 2023. Em 2024, o Município de Loulé atribuiu-lhe um louvor desportivo.
“Pelo feito que acaba de conseguir todos acreditamos que o Gabriel Albuquerque possa, no futuro, chegar ainda mais longe. Felicidades!”, adianta ainda o autarca.