Ambiente

Câmara de Loulé e exército vão proteger interior do concelho contra incêndios

 
A autarquia de Loulé e o Regimento de Infantaria Nº1 renovaram o protocolo que, ao longo dos últimos nove anos, tem assegurado o reforço da vigilância das zonas rurais durante o verão.

De 1 de julho a 30 de setembro, elementos do exército vão apoiar a vigilância florestal neste território, como ação de prevenção contra incêndios. Para o efeito, o Regimento disponibiliza diariamente uma viatura e respetiva guarnição, bem como meios materiais necessários à operação.
 
Compete à autarquia assegurar alojamento e alimentação aos militares destacados em Loulé, bem como uma comparticipação nos encargos decorrentes das atividades de vigilância durante o período considerado.
 
Fazem também parte deste dispositivo, a GNR que realiza um patrulhamento a cavalo, as equipas de Proteção Civil, nomeadamente a primeira intervenção e os Sapadores Florestais, Bombeiros Municipais, Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, juntas de freguesia, associações de caçadores, os jovens que participam no programa de vigilância florestal e a população enquanto agente “primário” de proteção civil, resume nota do Município divulgada.