Sociedade

Câmara de Lagos vai abrir concurso para atribuição de 213 habitações

Foto - CM Lagos
Foto - CM Lagos  
A Câmara Municipal de Lagos aprovou, na sua última reunião, o programa do concurso de atribuição de 213 habitações em regime de arrendamento apoiado, ao abrigo do programa 1.º Direito, conforme previsto na Estratégia Local de Habitação de Lagos, informa nota enviada ao Algarve Primeiro.

PUB

Segundo a autarquia, o procedimento de atribuição agora aprovado segue o modelo de concurso por sorteio, ao qual os interessados poderão candidatar-se nos termos a publicitar, em breve, através de Edital.

Os 213 fogos encontram-se em diferentes fases de desenvolvimento, estando projetados para diferentes localizações, designadamente na cidade (104 + 51 fogos), Bensafrim (20 + 14 fogos) e Chinicato (24 fogos).

Adianta a autarquia que, na mesma reunião também foi apreciado o Relatório Municipal da Habitação de Lagos 2024, a remeter à Assembleia Municipal, dando cumprimento à obrigatoriedade prevista na Lei de Bases da Habitação. Deste balanço, destacam-se os números da procura de habitação, cujo ficheiro, aberto em 2024 (após a conclusão da 1.ª fase de atribuição de fogos municipais ao abrigo do programa 1.º Direito), regista 716 novas inscrições de pedidos de apoio habitacional, correspondendo a um universo de 1590 pessoas.

O documento recorda igualmente, a dimensão do parque habitacional municipal, que atualmente se traduz na gestão de 403 fogos, e as respetivas necessidades de manutenção e conservação, especialmente significativas nas urbanizações de maior dimensão e antiguidade, assim como o número de apoios concedidos ao arrendamento privado e, por fim, as linhas estratégicas de atuação definidas na Carta Municipal de Habitação.