O Programa de Apoio ao Desporto (PAD) para a época 2023-2024 foi aprovado na última reunião de Câmara, representando um orçamento de 1.6 milhões de euros para apoiar a atividade federativa e associativa, a ampliação e reabilitação de instalações desportivas, financiamento a eventos e projetos inovadores e o patrocínio desportivo.
Com base na análise realizada sobre a época desportiva transata, o município diz em comunicado, que apoiou, através do PAD, 27 clubes, prestando ainda suporte à formação de 1521 atletas, «o que resultou num aumento do número de atletas federados em escalões de formação e do número de praticantes nos escalões seniores e veteranos; a constituição de novos clubes e secções; o surgimento de novas modalidades desportivas; a melhoria dos resultados desportivos; e a maior participação de atletas em seleções regionais e nacionais». Ao mesmo tempo, o Município identificou a nacessidade de melhorias em instalações desportivas e a falta de espaços para sedes sociais, o que motivou a aumentar o orçamento da época 2023-2024.
Como novidades do PAD para a nova época desportiva, está a inclusão dos escalões de veteranos, o aumento do apoio nas deslocações das entidades desportivas (quando não há viatura municipal disponível); apoio ao apetrechamento; o apoio à arbitragem e respetiva formação; equiparar os alunos com necessidades específicas (física e intelectual) aos alunos com escalão A (reembolso para os clubes). Como reforço, se os clubes e associações comprovarem a realização de ações de formação e sensibilização (nutrição, bullying, fair play, conduta, entre outros) para encarregados de educação e atletas e cumprirem os prazos estabelecidos para a entrega de documentação, terão uma majoração sobre o valor atribuído para a sua atividade.
As candidaturas dos agentes desportivos ao PAD 2023/2024 decorrem até 15 de setembro na plataforma de associativismo criada para o efeito.