Sociedade

Câmara de Lagos apoiou trabalhos de restauro do órgão de tubos da Igreja de Santa Maria

Foto - Francisco Castelo – Fototeca Municipal/CMLagos
Foto - Francisco Castelo – Fototeca Municipal/CMLagos  
O município de Lagos comparticipou os trabalhos de reparação, restauro e divulgação do órgão de tubos da Igreja de Santa Maria, através da atribuição de um subsídio, no valor de 35.820 euros, para apoiar a iniciativa da paróquia e da Fábrica da Igreja de Santa Maria.

Em comunicado da autarquia, lê-se que "contribuir para a preservação de um bem cultural único e raro na região, assim como para a dinamização do património musical que lhe está diretamente associado, foram os fundamentos invocados, os quais mereceram amplo consenso no seio do órgão executivo". 
 
Segundo a recolha documental realizada, que deu origem à publicação – também ela apoiada - “Elementos para a história do Órgão da Igreja de Santa Maria de Lagos”, o instrumento foi construído em 1893 por uma renomada empresa alemã, tendo sido integrado no Coro Alto da Igreja de Santa Maria em data incerta, sabendo-se, contudo, que terá sido posterior ao incêndio que deflagrou naquele local de culto e às obras de reconstrução da Igreja que se seguiram, inauguradas em 1891, adianta o documento.
 
Os trabalhos de restauro do órgão, cuja concretização era um sonho esperado pela comunidade paroquial desde há cerca de duas décadas, foram realizados pelo mestre Dinarte Machado, tendo sido apresentados à comunidade católica local no passado dia 14 de agosto, durante as celebrações litúrgicas. Em breve, o órgão será utilizado num concerto com Javier Ortiga, no âmbito do XVII Festival de Órgão do Algarve, a realizar no dia 29 de novembro, pelas 21h00.