O evento tem como palco as ruas da localidade da Bordeira, conhecida como a “capital do acordeão” e ‘berço’ de José Ferreiro, acordeonista, compositor e autor do corridinho “Alma Algarvia”, e de Frederico Valério, compositor e pioneiro do fado-canção.
A iniciativa, que se realiza pelo quarto ano consecutivo, “celebra a voz da comunidade, a música do mundo, os sabores da terra e a força do convívio aberto”, refere a organização em comunicado.
Organizado pela cooperativa Bordeirense, o evento “é a rua viva, o acordeão que embala o entardecer, o fado que ecoa da memória, o jazz e a poesia que entrelaçam vozes e o povo que toma a palavra com coragem e liberdade”, lê-se na nota.
Os espetáculos estendem-se por três palcos, “num compromisso com a cultura e a vida comunitária”, havendo também animação itinerante pela localidade pelo grupo Ao Luar Teatro.
A programação arranca às 16:00 com a Tertúlia - Identidade e Liberdade, seguida de atuações de Pedro Monteiro e Poetas Locais, ZH e VIL, Inês Faria e Rodrigo Veloso, Grupo Firmeza Batucadeiras de Almancil, Fala Povo Fala e TikTek.
Num comunicado enviado na quinta-feira à agência Lusa, a organização indicou que iria ser o grupo Tik Tek a abrir o evento, tendo hoje corrigido a informação e a ordem de atuação dos grupos participantes.
O fado pela voz de Yasmin da Silva, a poesia através de Enigmatic Jazz Shiffer, Claudia Tomé Silva e Ana Simon, e Microfone Aberto, fazem também parte da programação do evento que tem final previsto para as 02:00 do dia 28.
O Bordeira com Vida, de entrada livre, integra ainda expositores de artesanato local e espaços de restauração com petiscos da cozinha algarvia.