As 14 associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Faro, que participaram na 8ª edição do Quartel Electrão, que decorreu ao longo de 2023, recolheram um total de 131 toneladas de pilhas, baterias, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados que foram encaminhados para reciclagem.
Por este contributo para a causa ambiental, as associações do distrito recebem mais de 11 mil euros em prémios, destaca a organização em nota divulgada.
A Associação Humanitária de Bombeiros de Vila Real de Santo António, que garantiu 60 toneladas para a campanha, foi contemplada com o Prémio Regional Sul (que engloba os distritos de Beja e Faro). Os vencedores dos prémios regionais recebem 750 euros em cartões pré-pagos de combustível.
A iniciativa lançada pelo Electrão - Associação de Gestão de Resíduos, tem como parceira a Liga dos Bombeiros Portugueses e conta já com 12 anos de história.
Por cada tonelada recolhida, as associações recebem uma compensação financeira de 75 euros, mas são atribuídos vários outros prémios. O principal é uma viatura nova de combate a incêndios, para a associação que mais resíduos recolhe a nível nacional. Este ano o primeiro prémio foi entregue à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz.
A nível nacional a 8ª edição do Quartel Electrão regista um valor recorde de apoio aos bombeiros: são, no total, cerca de 270 mil euros em prémios a atribuir às associações que, no ano passado, aderiram a esta campanha.
O valor relativo à edição de 2023 foi conseguido graças ao esforço das 201 associações de bombeiros de todo o país, que se envolveram nesta missão e conseguiram sensibilizar e mobilizar a população e empresas para a importância de separar e encaminhar corretamente estes resíduos para a reciclagem.
A 9ª edição do Quartel Electrão já arrancou, em janeiro deste ano, e termina a 30 de novembro.
No site www.ondereciclar.pt é possível localizar o quartel aderente mais próximo para entregar pilhas, baterias, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados.