Descreve nota da Câmara de Lagoa enviada ao Algarve Primeiro que, a influência mourisca «é enorme na origem e desenvolvimento do flamenco» em que o próprio termo flamenco «esconde a fusão de duas palavras árabes: "felah", que significa camponês, e "menkub", que se refere aos desalojados ou despossuídos. Após a reconquista cristã, os mouriscos foram proibidos de falar a sua língua, vestir as suas roupas, comer a sua comida tradicional e rezar ao seu Deus».
A mesma fonte explica ainda que dentro da comunidade cigana, «refugiaram-se os mouriscos, que eram um grupo expulso e perseguido pela Inquisição. O povo cigano assimilou muitas influências mouriscas, e "ciganizou" a soleá, assumindo-a como sua própria expressão identitária. Neste festival cruza-se a música e a cultura numa viagem pelas sonoridades flamencas».
Os bilhetes custam 10€ (desconto disponível para portadores do Passaporte Cultural, disponível nas bilheteiras do Município de Lagoa) e já se encontram à venda na BOL, nas bilheteiras dos CTT, da Fnac, Worten, Auditório Carlos do Carmo e Balcão Único da Câmara Municipal de Lagoa.