O projeto, da responsabilidade da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, é financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
Conforme explica a autarquia de Albufeira numa nota emitida ao Algarve Primeiro, os conteúdos disponibilizados na plataforma BiblioLED incluem títulos de ficção e não ficção, maioritariamente em língua portuguesa, sendo que o acesso ao serviço pode ser feito por telemóvel ou tablet (através da APP móvel), computador (leitor online) e, ainda, através de leitores digitais (e-reader) compatíveis.
Para utilizar o serviço é necessário estar inscrito na Biblioteca Municipal de Albufeira (ter cartão de leitor) e ter email ativo (toda a comunicação é feita por email exceto para leitores com idade inferior a 13 anos). Para aceder à plataforma basta digitar no Google: BiblioLED; depois criar conta, escolher Biblioteca de Albufeira, preencher os diversos campos, submeter o pedido e aguardar que o mesmo seja validado. Posteriormente irá receber a confirmação da referida validação por email. A seguir deve ter o cuidado de alterar o seu ID e password antes de começar a explorar o catálogo na plataforma.
No caso de ter ao seu cuidado, jovens com idade inferior a 13 anos, com cartão de leitor da Biblioteca Municipal de Albufeira, e que queiram criar conta na plataforma, é necessário que o encarregado de educação preencha o formulário para o efeito. De seguida deve entregar o formulário já preenchido na receção da Biblioteca de Albufeira ou, se preferir, enviá-lo para o email: biblioteca@cm-albufeira.pt.
A validação do pedido fica pendente deste procedimento prévio. Para mais esclarecimentos de dúvidas contacte a Biblioteca Municipal de Albufeira através do referido email ou do número de telefone: 289 599 507.
Refira-se que o catálogo inicial da BiblioLED é constituído por uma coleção nacional de 1500 títulos, atualizados trimestralmente, disponibilizada a todas as bibliotecas da RNBP, e por 25 coleções regionais geridas pelas Redes Intermunicipais e Redes Metropolitanas de Bibliotecas.