O Hospital de Lagos, do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA), tem desde o passado dia 15 de abril, uma base para a ambulância de Suporte Imediato de Vida - SIV. Acontece que esta base não oferece as condições mínimas de trabalho, segundo denunciaram os profissionais do INEM.
Comunicado do Bloco de Esquerda/Algarve, descreve que com apenas 6m2, este local foi montado numa cave, dentro da lavandaria do hospital, pelo que existe apenas uma parede falsa a separar o local de descanso e de trabalho dos técnicos do INEM e as várias máquinas que estão constantemente a fazer lavagem e secagem de roupas do hospital com os técnicos do INEM a estarem permanentemente expostos ao barulho das máquinas e a cheiros de detergentes.
De acordo com o partido, neste local, onde não existe renovação de ar nem janelas para o exterior, as telecomunicações são particularmente difíceis, uma vez que na cave não há sinal de rede móvel nem do SIRESP. "Um técnico que esteja nesta base pode ficar incontactável durante várias horas, o que mostra que esta base não garante sequer as condições mínimas de trabalho", tendo levado os trabalhadores do INEM a denunciar a situação, acrescenta o BE.
O Bloco diz ser incompreensível que a administração do CHUA e o Hospital de Lagos, não tenham encontrado outro local para instalar a base da SIV, onde não existem condições de descanso nem de trabalho, exigindo que a mesma seja mudada para outro local que ofereça todas as condições necessárias aos técnicos do INEM, designadamente, espaço suficiente para descanso e mesas de trabalho, renovação de ar e proteções básicas como a proteção contra incêndio, não exposição a ruídos e odores permanentes e a existência de sinal para as telecomunicações.
Deste modo, a deputada Catarina Martins do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, endereçou ao governo, através do Ministério da Saúde, as seguintes perguntas:
1. Tem conhecimento desta situação?
2. Considera que a base da SIV instalada no hospital de Lagos dignifica os trabalhadores e o próprio INEM?
3. Que medidas serão tomadas, de imediato, para que os técnicos do INEM sejam retirados deste local sem qualquer tipo de condições e para que a base seja instalada num outro local onde as condições básicas de trabalho, segurança e descanso sejam asseguradas?