A Bastonária dos Enfermeiros, fala de uma situação "indigna" e promete reportar o caso ao Ministério da Saúde.
Em declarações à
CNN Portugal, Ana Rita Cavaco, explica ter recebido por parte de doentes do Hospital de Faro, resguardos para cães e gatos, "são resguardos educativos, que funcionam para animais, não sei se estão testados para humanos, e estavam disponíveis no Hospital de Faro, para serem usados em doentes".
A denúncia referiu que as embalagens terão chegado ao serviço de Neurocirurgia do Hospital de Faro, esta sexta-feira e que a situação foi pontual.
Ana Rita Cavaco, diz que é uma questão de dignidade, "porque as pessoas não se querem sentir comparadas a cães e gatos". A Bastonária promete enviar a imagem que recebeu da embalagem, ao ministro da Saúde, "para que possa esclarecer o que se passa no Hospital de Faro, se foi uma oferta, ou uma compra, porque oferta ou compra é uma questão de dignidade das pessoas", acrescentou.
Segundo a CNN, os utentes que se queixaram, "estariam numa condição de vulnerabilidade e não teriam condições para recusar o tratamento". Questionada, a administração do Hospital disse ao canal, que "a política das compras obedece a critérios de concursos públicos e que os materiais utilizados são exclusivos para tratamento hospitalar", contudo, admitiu que houve uma falha de abastecimento por parte do fornecedor que venceu o concurso público. "Em causa esteve uma rutura de stock dos produtos corretos". Sabe-se que foi iniciada uma averiguação interna.