Bora Lá

“Barão de São João - Walk & Art Fest” regressa em novembro para encontro entre as caminhadas e a arte

Foto - “Barão de São João - Walk & Art Fest”
Foto - “Barão de São João - Walk & Art Fest”  
A aldeia de Barão de São João, no concelho de Lagos, recebe de 1 a 3 de novembro a sétima edição do “Barão de São João – Walk & Art Fest”. São mais de 100 atividades para os amantes pelas caminhadas e pelas artes. Este ano, há mais música, teatro e fotografia, anunciou a organização do evento, a cargo do Município de Lagos e da Associação Almargem

O programa inclui caminhadas e passeios temáticos, sessões de poesia, percursos de BTT, atividades para crianças e famílias, ioga e outras práticas de bem-estar, workshops de cozinha vegan, teatro, técnicas artísticas e educação ambiental. Todas as atividades são gratuitas, mas sujeitas a inscrição no site do festival.
 
A abertura será assinalada com a conferência “Festivais de Caminhadas: o que mudou no Algarve?”, que inclui uma mesa redonda com representantes da Região de Turismo do Algarve e das organizações dos vários festivais de caminhadas da região.
 
A “Liberdade” inspirou a instalação coletiva dos artistas locais nas ruas de Barão de São João, criada especialmente para o evento. No dia 1 de novembro, há um passeio inaugural guiado pelos artistas, num convite à descoberta da ligação entre a natureza e a cultura locais.
 
Todos os dias haverá mais de uma dezena de caminhadas e passeios temáticos, incluindo caminhadas noturnas. As caminhadas têm diferentes níveis de dificuldade, para que todos os participantes possam desfrutar da atividade física e do contacto com a natureza, assinala a organização.
 
No sábado à noite, o Centro Cultural de Barão de São João vai ser palco de um concerto de Josephine Nightingale, uma cantora e compositora em cuja voz se sentem as raízes da soul, jazz, blues, folk e reggae.
 
O festival faz uma aposta forte nas crianças, com oficinas artísticas e de descoberta da natureza. Estão ainda programadas diariamente práticas como o ioga, meditação, Tai Ji Quan e Chi Kung. No que toca às atividades artísticas, destaque para as oficinas de cianotipia, pintura em pedras, pirogravura e pintura em spray e stencil.
 
Este ano vai haver mais música em Barão de São João, com a presença da Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve, no sábado à tarde. O festival terá também, pela primeira vez, uma caminhada/oficina de teatro e um passeio fotográfico coletivo, que dará origem a uma exposição na edição de 2025. No domingo, a artista Eva Herre abre o seu atelier, promovendo um “encontro com a cor”.
 
O festival integra o calendário do evento Algarve Walking Season (AWS). Os eventos decorrem em vários espaços dentro e fora da União de Freguesias - o Centro Cultural de Barão de São João, a Mata Nacional de Barão de São João, o edifício A Paragem e o espaço Barão ConVida, Mercado Municipal de Bensafrim, entre outros. O evento volta a contar com várias parcerias, como empresas de animação turística e entidades oficiais que dinamizam grande parte das atividades.
 
O programa e as inscrições ficam disponíveis a partir de dia 11 de outubro, às 10h00, no website www.walkartfest.pt. O festival pode também ser acompanhado através das suas contas nas redes sociais Instagram e Facebook: @walkartfest