Ambiente

Banhos interditos nas praias de Quarteira e Vilamoura devido a descarga de águas residuais

Foto - Algarve Primeiro
Foto - Algarve Primeiro  
À semelhança do que aconteceu ontem, em que as praias de Fuseta-Ria e de Armação de Pêra foram interditas a banhos por contaminação microbiológica na água, também nas praias de Quarteira e Vilamoura os banhos estão interditos, devido a uma descarga de águas residuais.

Em declarações ao Algarve Primeiro, o comandante Mário Figueiredo, chefe do Departamento Marítimo do Sul e capitão do porto de Faro, reportou que foi registada uma ocorrência, que terá provocado esta quarta-feira, "a descarga de águas residuais para a Marina de Vilamoura, e nesse enquadramento, a Agência Portuguesa do Ambiente/ARH Algarve, como forma preventiva está a desaconselhar a prática de banhos nas águas balneares contíguas à marina".
 
O comandante disse que como medida preventiva de eventual risco para a saúde pública, foram içadas as bandeiras vermelhas. 
 
Em comunicado, a autarquia de Loulé informa que foi detetada uma avaria na Estação Elevatória da Águas do Algarve, localizada no Passeio das Dunas.
 
O Município esclarece que contactou "de imediato" a empresa Águas do Algarve que providenciou a reparação da avaria, cessando a descarga de águas residuais. 
 
A Câmara Municipal de Loulé solicitou uma reunião de urgência à administração da Águas do Algarve, "para que sejam dadas explicações sobre a origem da avaria e que medidas tenciona aquela empresa tomar para que não se repitam ocorrências futuras, causadoras de danos reputacionais absolutamente evitáveis", sublinha a mesma autarquia.