Ambiente

Bandeira Azul hasteada em todas as praias de Albufeira

Fotos - CM Albufeira
Fotos - CM Albufeira  
A Praia dos Pescadores acolheu esta manhã a cerimónia do hastear da Bandeira Praia Acessível e da Bandeira Azul. Foi a primeira das 25 praias a ostentar o galardão (Bandeira Azul) nesta época balnear no concelho de Albufeira.

PUB

Em nota enviada ao Algarve Primeiro, o Município refere que se tratou de uma cerimónia "simbólica" que atesta a qualidade ambiental em Albufeira, que lidera na região do Algarve quanto ao número de praias com Bandeira Azul, às quais acresce a Bandeira Azul da Marina de Albufeira. “É mais um cartaz turístico, mais uma nota positiva a par de tantas outras do nosso concelho, para todos aqueles que procuram as nossas praias para as suas férias ou por questões de saúde. Atesta a manutenção da nossa marca como destino de sol e praia. Esta é uma cerimónia singela, meramente simbólica, mas que evidencia o fruto de todo o trabalho levado a cabo ao longo de todo o ano em matéria de águas, areal e ações de sensibilização ambiental”, destacou José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal, salientando também o trabalho ao longo de todo o ano da Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA) “que mesmo de inverno vigiam as praias mais frequentadas”, assim como dos trabalhadores do Município, “nomeadamente aqueles que pela madrugada já operam na limpeza das praias para que pela manhã os banhistas tenham sempre uma praia limpa ao seu dispor”.

Também presente esteve Pedro Coelho, diretor regional da APA – Agência Portuguesa do Ambiente / Administração da Região Hidrográfica do Algarve, tendo salientado o exemplo de Albufeira que por três vezes consecutivas soma o título da “Melhor Praia do Mundo”, referindo-se à da Falésia, representando “maiores desafios no sentido de manter este patamar de excelência”. Pedro Coelho salientou igualmente a importância de sensibilizar os cidadãos para o problema dos plásticos e dos microplásticos, que sustenta o tema das celebrações do Dia Mundial do Ambiente deste ano, bem como para a questão da erosão das arribas, e de “continuar a monitorização, no sentido de mitigar o risco que possam oferecer”. A este propósito, referiu estar a decorrer a preparação de uma candidatura para a estabilização das arribas das praias de Albufeira no âmbito dos fundos europeus.

Após a cerimónia, Cristiano Cabrita, vice-presidente e responsável pelo pelouro do Mar, lembrou que “Albufeira ostenta a Bandeira Azul há mais de um quarto de século, apoiando o país a ocupar um lugar cimeiro no âmbito dos cerca de 60 países que envolvem o programa da Bandeira Azul. Trata-se, pois, de uma grande riqueza ambiental e económica para a qual estamos profundamente atentos”.

Para além da Praia dos Pescadores, também as praias Alemães, Arrifes, Aveiros, Belharucas, Castelo, Coelha, Evaristo, Falésia Açoteias, Falésia Alfamar, Galé-Leste, Galé-Oeste, INATEL – Albufeira, Manuel Lourenço, Maria Luísa, Olhos de Água, Oura, Oura-Leste, Peneco, Rocha Baixinha, Rocha Baixinha-Nascente, Rocha Baixinha-Poente, São Rafael, Salgados, Santa Eulália e a Marina de Albufeira têm Bandeira Azul.