O evento acontece no próximo dia 29 de setembro, às 17:00, na sede da Região de Turismo do Algarve, em Faro. A cerimónia é aberta ao público e será presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, na qualidade de presidente do Júri.
Em comunicado, o Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve destaca que esta é «uma homenagem a projetos que combatem o desperdício alimentar e promovem uma região mais justa e sustentável».
O prémio Ida Martins tem o valor de cinco mil euros e a entidade premiada deve comprometer-se a colaborar com o Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve, através da participação em ações de sensibilização e outras, que promovam a redução das perdas e do desperdício alimentar na região.
O prémio a atribuir conta com o apoio da autarquia de Faro e de empresas patrocinadoras Metalofarense e Rolear, e será concedido «à pessoa coletiva da região do Algarve, de cariz privado do setor social, que receba a maioria dos votos emitidos pelos membros do júri».
São membros do júri, além do presidente da autarquia farense, o presidente da RTA, André Gomes, o presidente do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve, Nuno Cabrita Alves, o presidente do conselho superior do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve, Paulo Chaves, em representação do Wolf Valley Charity Found, bem como os representantes das empresas patrocinadoras e o representante da família de Ida Martins.
Será também anunciado o calendário da segunda edição, a realizar-se em 2026.