Ambiente

Baía de Lagos recebe quarta campanha de mar do projeto Water World

Foto - Francisco Castelo
Foto - Francisco Castelo  
A baía de Lagos é o destino da quarta campanha de mar do projeto Water World, a desenvolver entre os próximos dias 9 a 20 de outubro pelo Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática da Direção-Geral do Património Cultural (CNANS/DGPC), em parceria com o Museu Marítimo da Noruega (Norsk Maritime Museum).

Segundo avança o Municcípio de Lagos em comunicado, "os trabalhos destinam-se a verificar e registar achados fortuitos declarados nos últimos anos pela comunidade marítima local. Por outro lado, tendo em vista a monitorização dos sítios arqueológicos, será feita a prospeção arqueológica com recurso a equipamentos de deteção remota em alguns naufrágios inventariados".
 
Na tarde de 19 de outubro, em sessão pública no auditório dos Paços do Concelho Século XXI, em Lagos, os especialistas portugueses e noruegueses irão apresentar os resultados preliminares da missão, bem como parte do trabalho da carta arqueológica subaquática do concelho já efetuado pela equipa do projeto Water World.
 
Esta campanha realiza-se em colaboração com a Câmara Municipal de Lagos. A equipa multidisciplinar que vai operar no terreno, integra arqueólogos e conservadores-restauradores do CNANS/DGPC e do Museu Marítimo da Noruega, num total de oito elementos e a participação do Instituto de Arqueologia e Paleociências da Universidade Nova de Lisboa, com quem o Município de Lagos tem um protocolo de cooperação para a investigação e valorização do património submerso da Baía de Lagos.
 
No âmbito do Water World e em parceria com seu parceiro norueguês, o CNANS/DGPC realizou três outras campanhas de mar: Portimão/Arade (março de 2022), Cascais/Barra do Tejo (setembro de 2022) e Berlengas (maio de 2023). Os trabalhos arqueológicos na baía de Lagos integram a quarta e última campanha ao abrigo deste projeto, que chega ao fim em março de 2024.
 
Orçado em 995 mil euros provenientes do mecanismo financeiro EEA Grants, o Water World visa capacitar o CNANS/DGPC com metodologias de registo para a monitorização e disseminação do património cultural subaquático. Em ligação com o Museu Marítimo da Noruega, promove a salvaguarda, proteção, conservação e monitorização de bens culturais arqueológicos nacionais provenientes de ambientes aquáticos.