Conforme avança nota do Município, o dia começa com a tradicional cerimónia de hastear da bandeira, em frente aos Paços do Concelho. Segue-se, a partir das 10h30, no Cineteatro Louletano, a sessão solene da Assembleia Municipal. Com o tema “Sob as cinzas do sonho”, este momento terá como convidado Dino D’Santiago que fará um discurso alusivo à data. Além das intervenções dos líderes de bancada dos grupos parlamentares, a Assembleia contará ainda com apontamentos musicais pelo Coro das Seis (Conservatório de Música de Loulé), Grupo Coral Infantil de Loulé, Grupo Coral de Quarteira e Ricardo Martins (Guitarra Portuguesa).
Às 12h00, no foyer do Cineteatro, é inaugurada a exposição com novas peças alusivas ao 25 de Abril da autoria do artista Francisco José.
Pelas 15h00, há uma visita à exposição “A Revolução da Esperança”, na Casa Memória do século XX, Duarte Pacheco, que proporcionar aos visitantes uma viagem que começa nas vésperas da revolução (1968-1974), quando vigorava o regime ditatorial do Estado Novo. Esta viagem termina com o estabelecimento da Democracia (1974-1976), consumada com as primeiras eleições livres. São as memórias do 25 de Abril de 1974 no concelho de Loulé, guardadas pelas pessoas que viveram estes acontecimentos, que marcam esta exposição.
Pelas 18h00, é inaugurada a Avenida Mário Soares, junto ao Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos. Para a autarquia louletana, o último troço da Circular de Loulé, sendo uma antiga aspiração da comunidade é, a partir de agora, "um topónimo da cidade que pretende homenagear um dos grandes estadistas portugueses, um homem que teve um papel de grande relevo na construção da Democracia e na abertura de Portugal ao Mundo", lê-se na nota.
As celebrações da Revolução dos Cravos arrancam já esta quarta-feira, 23 de abril, pelas 14h30, na sala da Assembleia, no edifício Engº Duarte Pacheco, com a Assembleia Municipal Jovem, onde participarão os 22 jovens conselheiros, autores das propostas e representantes do ensino secundário e profissional do concelho, nomeadamente Escola Secundária de Loulé, Escola Secundária Dra. Laura Ayres; Escola Profissional Cândido Guerreiro de Alte, e alunos/as do 3º ciclo das escolas do concelho.
Esta iniciativa é realizada em colaboração com o MyPolis nas Escolas, um projeto educativo a decorrer em vários Agrupamentos de Escolas a nível nacional, que pretende promover a cidadania ativa e a democracia participativa através da criação de soluções por parte dos alunos para melhorar o seu território e do diálogo com representantes políticos.
O dia 24 é marcado por iniciativas de ordem cultural. À noite, pelas 21h00, sobe ao palco “100Paredes”, o espetáculo de homenagem a Carlos Paredes no ano do seu centenário. Sob a direção artística e musical de André Varandas e Bruno Costa, “100Paredes” é uma produção multidisciplinar que para além da interpretação de vários temas emblemáticos de Carlos Paredes pelo guitarrista português Bruno Costa, inclui ainda a apresentação de um acervo documental audiovisual, criado por André Varandas, sobre a vida e legado do mestre.