O Autódromo Internacional do Algarve fecha 2023, com um balanço bastante positivo, quer em termos de atividade, quer em termos de visitantes.
Com provas de diversos escalões nas duas e quatro rodas de âmbito nacional e internacional, o circuito algarvio teve na abertura do campeonato do mundo MotoGP o seu evento maior do ano, capaz de gerar quase 80 milhões de euros de retorno económico direto para o país e um retorno mediático superior aos 200 milhões de euros. Com mais de 123 mil espetadores nas bancadas ao longo do fim de semana, foi o evento que maior ocupação gerou no circuito ao lado do Mundial Superbike realizado em outubro e que levou ao circuito mais de 40 mil espetadores.
«Os eventos que recebemos ao longo do ano foram mais uma vez avaliados muito positivamenter por parte dos promotores e novamente foram 'alavanca' preponderante para a economia da região, do Algarve e também de Portugal, com destaque óbvio para o MotoGP que atingiu cifras recordistas de acordo com o estudo realizado e que mais uma vez comprovou que o Autódromo Internacional do Algarve é um importante activo económico do país e um veículo de promoção do Algarve e do país, reforça Paulo Pinheiro, CEO da Parkalgar.
Em comunicado, o AIA destaca a valência do Kartódromo Internacional do Algarve, que recebeu em outubro as finais mundiais IAME, acolhendo durante uma semana cerca de 400 pilotos de todo o mundo para a grande festa final promovida pelo reconhecido construtor italiano de motores para karting, a IAME.
Já Racing School voltou a fechar o ano com registos recordistas face a 2022. Quase 5000 foram as pessoas que passaram pela mesma, num total de 2687 experiências e mais de 5 centenas de cursos realizados. Os 103 eventos corporativos foram desenhados e levados a cabo pela equipa da Racing School, tendo os seus veículos cumprido quase 11.000 voltas à pista num total de quilómetros superior aos 49.500.
Marcas como a BMW, Mclaren, Michelin, Mercedes, Bimby ou Repsol, entre outras, estiveram no Autódromo Internacional do Algarve a realizar eventos destinados aos seus funcionários e clientes, com destaque para a marca francesa de pneus que durante mais de 40 dias esteve no Algarve no final do verão em conjunto com 4000 convidados que descobriram não apenas o circuito mas toda a região e a sua oferta do ponto de vista turístico.
Na longa lista de 'ilustres' que passaram pelo Autódromo Internacional do Algarve em 2023, estão Valentino Rossi ou Max Verstappen, o primeiro nove vezes campeão do mundo de motociclismo e o segundo tri-campeão do mundo de Fórmula 1 que esteve neste mesmo de dezembro durante dois dias em pista a preparar a sua equipa de GT's ao volante de vários carros. Mas em 2023 foram muitos mais aqueles que descobriram ou regressaram ao desafio que é cumprir uma volta rápida no Autódromo Internacional do Algarve, como Juan-Pablo Montoya, Nelson Piquet Júnior, António Félix da Costa, Mick Schumacher, Nicolas Lapierre, Toprak Razgatlioglu, Franco Morbidelli, Lando Norris, Lance Stroll e outros que escolheram as curvas do circuito como cenário para testar e preparar os seus desafios desportivos.
Mas além dos pilotos também marcas e equipas testaram no Autódromo Internacional do Algarve, trazendo até ao sul de Portugal veículos de competição assim como os modelos de produção. Equipas de Fórmula 1 como a Alpine, Alpha Tauri ou Mclaren deram continuidade ao desenvolvimento dos seus monolugares, no Algarve, o mesmo se passando com os vencedores das 24 Horas de Le Mans, a Ferrari, que realizou o seu derradeiro teste antes da prova gaulesa no Autódromo Internacional do Algarve, à semelhança do que fizeram a Peugeot e a própria Porsche que além da equipa do WEC trouxe igualmente a Porsche Experience para um mês de intensa atividade com clientes de todo o mundo num evento que colocou em pista mais de uma centena de veículos. Entre os múltiplos eventos realizados no circuito junto a Portimão, também a BMW voltou a escolher o AIA para revelar aos jornalistas os seus modelos.