Política

Autárquicas: Hugo Pereira recandidata-se a segundo mandato na Câmara de Lagos

Hugo Pereira
Hugo Pereira  
O socialista Hugo Pereira vai recandidatar-se a um segundo mandato à presidência da Câmara de Lagos, visando dar continuidade ao trabalho desenvolvido nas áreas da habitação, educação e saúde, disse hoje o próprio.

PUB

“Queremos dar continuidade a tudo o que foi projetado e iniciado neste mandato que termina, especialmente nas questões da habitação, educação e saúde, três eixos definidos como prioritários”, disse à agência Lusa o candidato do PS às eleições autárquicas de outubro.

De acordo com Hugo Pereira, as questões ambientais são também “prioridades definidas para os próximos quatro anos, nomeadamente a eficiência hídrica e as frentes de mar”, referiu.

Licenciado em Economia, o candidato de 49 anos está a terminar o seu primeiro mandato como presidente daquele município do distrito de Faro, onde o PS detém a maioria do executivo.

No seu percurso político, o cabeça de lista dos socialistas e atual presidente da Câmara de Lagos, desempenhou funções como deputado municipal entre 2001 e 2013 e como membro da Assembleia Intermunicipal do Algarve entre 2005 e 2013.

A Câmara de Lagos é governada com maioria pelo PS desde 2002, ano em que Júlio Barroso venceu as autárquicas e ‘recuperou’ a autarquia ao PSD.

Hugo Pereira tem como adversários já conhecidos na corrida à presidência autárquica de Lagos, Gilberto Viegas (PSD), Alexandre Nunes (CDU), Paulo Rosário (Chega) e Maria Loureiro Lemos (Livre).

Nas eleições autárquicas de 2021, o PS venceu com a maioria de 53,47% dos votos, alcançando cinco mandatos, seguido do PSD (12,9%), com um mandato, e da CDU - coligação que junta o Partido Comunista Português (PCP) e Partido Ecologista Os Verdes (PEV) - com 9,1% e um mandato.

Com uma área de 212,99 quilómetros quadrados, o município está dividido em quatro freguesias: São Gonçalo de Lagos, Odiáxere, Luz e a União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João.

De acordo com os Censos de 2021, o concelho de Lagos tinha uma população residente de 33.494 pessoas.

As eleições autárquicas estão marcadas para o dia 12 de outubro.

Lusa