A candidata, que tem uma especialização em Gestão Urbana e Municipal, exerce atualmente funções na Direção de Finanças de Faro, é delegada sindical no Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) 2015 e representa a CDU na Assembleia Municipal de Olhão.
A concelhia de Olhão da CDU indica, em comunicado, que é objetivo da coligação “terminar com a hegemonia do PS nos órgãos autárquicos, designadamente, com a recuperação de uma vereadora no executivo municipal”.
A coligação sublinha que a candidata vai ser capaz de “levar a voz dos trabalhadores e das populações àquele órgão, num concelho marcado por profundas desigualdades e fragilidades sociais, pela descaracterização da vocação marítima e pesqueira da cidade, com a especulação imobiliária a sobrepor-se às necessidades de desenvolvimento”.
A CDU também “renova” o compromisso dos seus eleitos no concelho pela defesa do direito a viver e produzir na Ria Formosa, a luta pelas dragagens na Ria, a defesa dos direitos dos mariscadores e viveiristas.
A coligação defende ainda que irá lutar pela diversificação das atividades produtivas e o apoio à agricultura e agricultores, o acompanhamento à situação dos problemas de habitação no concelho, a reposição de freguesias, entre outros.
Florbela Gonçalves já tem como adversários conhecidos nas próximas eleições para a Câmara de Olhão o empresário Ricardo Moreira, de 50 anos, que se recandidata pelo Chega, e o vereador Ricardo Calé, que se estreia como candidato pelo PS.
No mesmo comunicado, a CDU avança com o nome de Cláudia Leirias Correia como cabeça de lista à Assembleia Municipal de Olhão.
Nas eleições autárquicas de 2021, o PS venceu a corrida à Câmara de Olhão com 49,20% dos votos (cinco mandatos), seguido da coligação PSD/MPT/PPM/Aliança com 21,58 (dois mandatos), e do Chega com 7,60%.
O Concelho de Olhão tem 130,86 km2 e 44.623 habitantes (2021), sendo composto pelas freguesias de Olhão, Fuseta, Moncarapacho e Pechão e Quelfes.
O município, que inclui uma parte continental e a Ilha da Armona, na Ria Formosa, é limitado a norte pelo município de São Brás de Alportel, a norte e leste por Tavira, a oeste por Faro e a sudeste tem litoral no oceano Atlântico.
As próximas eleições autárquicas deverão decorrer entre setembro e outubro.
Lusa