Política

Autárquicas: Deputado e líder do Chega/Algarve João Graça concorre à Câmara de Portimão

João Graça
João Graça  
O deputado parlamentar e líder da distrital do Chega no Algarve, João Graça, é o cabeça de lista do partido à presidência da Câmara de Portimão nas eleições autárquicas de 12 de outubro, disse hoje o próprio.

PUB

“Na sequência do apelo feito pelo líder do partido à disponibilidade dos deputados para se candidatarem aos municípios, decidi-me por Portimão porque é um concelho, a par dos de Vila do Bispo e Aljezur, com o qual me identifico e conheço melhor”, disse João Graça à agência Lusa.

De acordo com o candidato, de 52 anos, a proximidade, desde há vários anos, ao concelho resulta da atividade profissional, uma vez que já trabalhou naquela cidade do distrito de Faro, e das relações familiares.

“Em 2012, trabalhei na Conservatória dos Registo e Notariado em Portimão e faço grande parte da minha vida aos fins de semana em casa de familiares em Portimão”, apontou.

Na opinião de João Graça, Portimão “precisa de ter uma pessoa capacitada para mudar, criar infraestruturas essenciais para a população e impulsionar o crescimento e desenvolvimento económico”.

O oficial de registos é natural de Esposende (Braga), mas reside em Sagres, no concelho de Vila do Bispo, há 45 anos, onde presidiu à Assembleia de Freguesia, como independente.

João Graça, que é também um dos fundadores e conselheiro nacional do Chega, foi eleito deputado pelo círculo de Faro nas eleições legislativas deste ano.

Nas autárquicas de 2017, o candidato foi eleito para a Assembleia de Freguesia nas listas do movimento independente “Paixão por Sagres”.

Em 2021, liderou a lista do Chega à presidência do município de Vila do Bispo nas eleições autárquicas, obtendo apenas 73 votos (2,78%), de entre os 2.628 votantes.

O candidato tem como adversários já conhecidos na corrida à presidência autárquica de Portimão, o atual presidente, Álvaro Bila (PS), Carlos Gouveia Martins (coligação PSD/CDS/IL) e João Vasconcelos (BE).

Nas eleições autárquicas de 2021, os socialistas alcançaram a maioria na Câmara de Portimão, com 39,88% de votos, conquistando cinco mandatos, seguidos pela coligação PSD/MPT/PPM (17,54%), com dois mandatos.

A coligação CDS-PP/Nós Cidadãos!/A]TUA (13,03%) e o Chega (10,16%) conseguiram um eleito, cada um.

De acordo com os Censos de 2021, Portimão tinha uma população residente de 59.896 pessoas.

O concelho de Portimão tem uma área de 182,06 quilómetros quadrados e 60.278 habitantes (2021), estando subdividido em três freguesias: a que inclui a cidade de Portimão, a de Alvor e a da Mexilhoeira Grande.

Lusa