Política

Autárquicas: Ana Sofia Belchior é a candidata do PS à Câmara de Silves

Ana Sofia Belchior é candidata do PS à Câmara de Silves
Ana Sofia Belchior é candidata do PS à Câmara de Silves  
Foto - PS Silves
A advogada Ana Sofia Belchior é a candidata do PS à Câmara de Silves, única autarquia do distrito de Faro liderada pela CDU, coligação que cumpre o seu terceiro e último mandato no município.

PUB

Natural de Messines de Baixo, aldeia da freguesia de São Bartolomeu de Messines, no concelho de Silves, a candidata, de 50 anos, desempenha atualmente o cargo de presidente da Assembleia Municipal de Silves.

Em comunicado, o partido adianta que Ana Sofia Belchior conta com mais de 25 anos de militância ativa no PS, tendo iniciado o seu percurso autárquico enquanto presidente da Assembleia de Freguesia de São Bartolomeu de Messines.

“Para além da paixão pelo Direito, a política e o associativismo sempre fizeram parte da sua vida. Desde cedo, manifestou o interesse em participar, quer na política, quer nas associações locais”, refere o PS.

Casada e com um filho, a candidata já integrou a Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, os Bombeiros Voluntários de São Bartolomeu de Messines e é secretária da Assembleia Geral do Centro Cultural e Social João de Deus, naquela localidade.

Paralelamente, Ana Sofia Belchior é membro da Comissão política do PS ao nível nacional, regional e local, sendo ainda membro efetivo do secretariado do PS Algarve desde há pelo menos cinco anos, acrescenta o partido.

“Silves precisa de um novo rumo, e esta candidatura representa um compromisso claro com o eleitorado silvense: mais desenvolvimento, mais oportunidades e uma governação mais próxima das pessoas e para as pessoas”, lê-se na nota.

Ana Sofia Belchior tem como opositores já anunciados a atual vice-presidente da Câmara de Silves, Luísa Conduto (CDU), João Garcia (PSD/CDS-PP/IL) e José Paulo Sousa (Chega).

Nas últimas eleições autárquicas para a Câmara de Silves, em 2021, a CDU venceu com 43,10%, obtendo quatro dos sete eleitos em disputa, à frente do PSD, segunda força política mais votada, com 23,18% e dois vereadores conquistados, enquanto o PS ficou na terceira posição, com 18,97% e um vereador.

O Chega ficou em quarto, com 5,10%, o BE em quinto, com 2,00%, o CDS-PP sexto, com 1,82% e a IL sétima força, com 1,33%.

Lusa