Álvaro Araújo tem 55 anos e disse hoje à agência Lusa que a sua candidatura à Câmara e Vila Real de Santo António, no distrito de Faro, mantém o foco na recuperação financeira do município, que, segundo o autarca, estava “falido” e com “uma dívida superior a 150 milhões de euros” quando tomou posse, após a vitória eleitoral nas últimas autárquicas.
“Hoje, Vila Real de Santo António já não é a autarquia mais endividada do país e recuperámos a credibilidade e o bom nome do nosso concelho”, afirmou o presidente desta câmara do distrito de Faro, que quer, caso seja eleito, continuar o trabalho para equilibrar as contas municipais.
A Habitação é outra das áreas prioritárias apontadas pelo candidato do PS, que prevê a “disponibilização de mais 210 casas a custos controlados para arrendamento acessível” e a “reabilitação dos bairros sociais do concelho”, beneficiando de cerca de 100 milhões de euros de investimento financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Álvaro Araújo, que deixou um cargo de direção no Instituto de Emprego e Formação Profissional para assumir a presidência da autarquia, em 2021, apontou também a melhoria dos cuidados de saúde e das respetivas instalações como objetivos para o mandato 2025-2029, caso seja reeleito.
Incluído no programa eleitoral de Álvaro Araújo está ainda, destacou, o objetivo de fomentar o desenvolvimento económico, “atrair mais empresas” e “criar emprego”, reduzindo a sazonalidade.
“Esta candidatura assenta em três pilares fundamentais: trabalho, transparência e proximidade. Iremos trabalhar todos os dias com o objetivo de melhorar a vida dos nossos munícipes, manter a porta sempre aberta ao diálogo e prestar contas de todas as decisões tomadas”, afirmou o candidato socialista, que apresenta uma equipa “com energia renovada, para fazer o bem pelo concelho e pelas pessoas”.
Além da lista liderada por Álvaro Araújo (PS), são já conhecidas as candidaturas do arquiteto paisagista e escritor José Carlos Barros (PSD) e da professora Lígia Sousa (CDU) à presidência da Câmara algarvia.
Álvaro Araújo assumiu a presidência da Câmara de Vila Real de Santo António em 2021, após a vitória do PS nas últimas eleições autárquicas, que pôs termo a 16 anos de gestão do PSD a nível local.
Vila Real de Santo António é um dos 16 municípios do distrito de Faro, conta com cerca de 19.000 eleitores e, nas últimas eleições, o PS venceu com 37,12% dos votos, conquistando três dos sete mandatos, seguido do PSD, segunda força mais votada, com 32,47% e também três vereadores, enquanto a CDU ficou na terceira posição, com 11,72% e um eleito.
O vereador eleito pela CDU, Álvaro Leal, aceitou depois entrar no executivo municipal a tempo inteiro, formando uma maioria absoluta com os três eleitos do PS, tendo-lhe sido posteriormente retirada a confiança política pela coligação formada por PCP e PEV.
As eleições autárquicas estão previstas para 12 de outubro deste ano.
Lusa