Em nota divulgada, o Município de Lagoa informa que, durante o ano de 2023, investiu mais de 800 mil euros na substituição das tradicionais luminárias de vapor de mercúrio, vapor de sódio e iodetos metálicos por tecnologia LED, com o objetivo de reduzir o consumo, "contribuindo para um concelho cada vez mais sustentável, económica e ambientalmente".
Durante o ano foram realizadas a Fase III de Ferragudo, Fase III de Estômbar e a Fase III de Porches, totalizando 30% do concelho com tecnologia LED, com a particularidade de as novas luminárias estarem equipadas com um regime de regulação que permite que a iluminação pública diminua durante o período da noite, através da redução da potência, reduzindo também, o consumo, lê-se na mesma nota.
Para 2024, está previsto um investimento de mais de 800 mil euros em mais três zonas do concelho, denominadas por Ferragudo Fase IV, Estômbar Fase IV e Lagoa Fase V.
“Este é um investimento fundamental para contribuirmos para um planeta cada vez mais sustentável. Sabemos que é um investimento com pouca visibilidade, mas é de extrema importância. Só iremos ficar satisfeitos quando o concelho estiver totalmente coberto com tecnologia amiga do ambiente”, afirmou Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.