O município de Aljezur diz em comunicado, que pretende criar um conjunto de incentivos que atraiam e fixem médicos no concelho.
Nesse sentido, já foi aprovado o projeto de regulamento municipal de atribuição de incentivos à fixação de médicos nas unidades de saúde do SNS do município. Com este documento, a autarquia pretende «definir e disciplinar o tipo de apoios que poderão ser concedidos a este grupo profissional e que queiram trabalhar nas unidades de saúde locais» (centro de saúde e extensões de saúde), do SNS, sublinha.
Lembra a edilidade que, atualmente, o concelho é servido por um médico e uma médica, ambos do SNS e ainda uma médica que presta serviço através de empresa de recursos humanos, sendo que o município já apoia os médicos do Serviço Nacional de Saúde na habitação. No entanto, acrescenta que os incentivos podem incluir outras modalidades, designadamente apoio para a deslocação ou mesmo apoios à sua fixação e permanência no concelho, como já ocorreu no território, regista.
O projeto de regulamento vai ser colocado em discussão pública depois de publicado em Diário da República, com o intuito de permitir «a mais ampla participação da população», evidencia a autarquia, adiantando que, durante o prazo de 30 dias, o documento poderá receber contributos por parte de todos quantos o queiram melhorar, conclui.