O Município de Alcoutim aprovou na passada sexta-feira, dia 25 de outubro, em reunião de Câmara, a atribuição de apoios financeiros no valor de 120 mil euros para auxiliar respostas sociais do concelho ao nível de centros de dia, estruturas residenciais para pessoas idosas e serviços de apoio domiciliário.
Uma das instituições apoiadas é o Centro Paroquial de Martim Longo que, segundo nota da autarquia, apoia 75 utentes nas diversas valências e que "atualmente se depara com dificuldades económicas devido aos gastos com combustível, viaturas e vencimentos, entre outros".
No lote de apoios está também o Centro Paroquial de Vaqueiros, que com as respostas sociais de centro de dia e serviço de apoio domiciliário tem um total de 24 utentes. Apesar de não ser um número muito elevado, os utentes estão distribuídos por 15 localidades dispersas, "o que leva a que a instituição tenha custos muito elevados por utente, bastante superiores aos valores de referência", realça o município.
A Associação de Solidariedade Social, Cultura, Desporto e Arte dos Balurcos é detentora do Lar Maria Ribeiro Vicente que dispõe de um total de 35 camas, distribuídas por 20 quartos, e que devido às despesas com os 28 postos de trabalho, diretos e indiretos, "também se depara com dificuldades financeiras, pelo que vai ser apoiada financeiramente pelo autarquia", completa a mesma fonte.
Foi também aprovada a atribuição de um apoio financeiro à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim que, nas diversas respostas sociais, tem um total de 113 utentes "e a deparar-se com dificuldades económicas".
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Paulo Paulino, "é objetivo da autarquia promover uma rede diversificada de cuidados e serviços em função das necessidades específicas de cada utente, contribuindo para a qualidade de vida dos mais idosos e para a satisfação das suas necessidades mais básicas".