O presidente da Câmara Municipal de Albufeira foi recebido no passado dia 3 deste mês, pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales.
Na deslocação a Lisboa, José Carlos Rolo apresentou ao membro do governo grandes preocupações quanto à emergência médica, nomeadamente o sistema de socorro no concelho de Albufeira.
Em comunicado, o município avança que o autarca deu conhecimento que, Albufeira apresenta dificuldades no socorro pré-hospitalar ao longo de todo o ano, na medida em que é um concelho turístico, o que significa que tem uma população flutuante muito superior àquela que se encontra registada nos Censos de 2021 (44.000 residentes).
José Carlos Rolo, sensibilizou o secretário de Estado, para a população que o concelho atinge nos meses de julho e agosto, onde a população chega a atingir 500 mil pessoas, registando-se ainda o facto de estar na confluência de várias vias de comunicação principais e bastante movimentadas, traduzindo-se numa sobrecarga para os reduzidos meios que Albufeira possui, ou seja, uma ambulância protocolada na delegação da Cruz Vermelha Albufeira-Silves, sediada em Ferreiras, e uma protocolada com a Associação dos Bombeiros Voluntários de Albufeira. Com esta associação foi também protocolada, no passado mês de julho, a cedência de uma mota de salvamento, sendo meios bastante escassos, registou o edil.
“O que solicitei ao senhor secretário de Estado foi uma outra ambulância do INEM, bem como mais duas para os bombeiros em regime de protocolo e uma outra com a Cruz Vermelha, sendo este reforço principalmente na época estival. E isso, seria o mínimo”, refere o autarca.
José Carlos Rolo adianta que o governante “foi sensível” às suas solicitações, no sentido de reforçar os meios do concelho, tendo o autarca disponibilizado os serviços municipais “para que se possa melhorar substancialmente o socorro às gentes de Albufeira e turistas”.