Bora Lá

Atriz e criadora Marlene Barreto apresenta livro "Aquário" em Loulé

Marlene Barreto
Marlene Barreto  
No próximo dia 7 de março, às 18h00, a atriz e criadora artística Marlene Barreto apresenta, em Loulé, a sua terra natal, o livro "Aquário" na Biblioteca Sophia de Mello Breyner Andresen.

"Aquário" é a primeira parte da trilogia da "Teoria do Pessimismo", uma pesquisa focada nos perigos que assolam a Democracia.
 
Depois do espetáculo que estreou no Teatro da Comuna em 2022, "Aquário" é agora, transformado em livro-objeto. "Num mundo cada vez mais distópico, 'Aquário' é uma metáfora à perda do sentido de humanidade, da destruição física, mental e emocional do ser humano, face a um capitalismo e acesso ao poder desmedidos", refere a criadora.
 
A estória passa-se num futuro de exceção, após a erupção do supervulcão Yellowstone, onde a humanidade está à beira da extinção. P. acorda no meio de uma névoa de fumo sem qualquer referência de si mesma. A única ajuda é A., a autora da sua história, que vive em desespero profundo devido à iminência do fim, dependendo de um aquário para sobreviver.
 
Marlene Barreto [Loulé, 1984] é dramaturga, atriz e criadora artística e documental. É formada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa, fez formação na CAL - Rio de Janeiro e Arte 6. É fundadora da Mescla - Associação Cultural e nos últimos anos, tem-se dedicado ao projeto «Teoria do Pessimismo». Em 2020/ 21 realizou o documentário Isolamento e atualmente está a preparar o processo de Memo, a segunda obra da trilogia. Escreveu os textos Reflexo e Aquário, levados a cena em 2017 e 2021, respetivamente. Aquário – 1.ª parte da trilogia da Teoria do Pessimismo, deu origem a um livro de nome homónimo que é agora, lançado nas Correntes de Escrita.