O Município de São Brás de Alportel entregou, em fevereiro, um voto de louvor à jovem atleta são-brasense Mafalda Marreiros que aos 13 anos já apresenta um percurso de conquistas no atletismo.
Regista a autarquia que, a jovem concilia o seu tempo entre os estudos e a paixão pelo desporto. Iniciou a prática de atletismo em contexto escolar, em 2018, tornando-se atleta federada em 2021, integrada no Clube Oriental de Pechão.
Na época desportiva 2022/2023, no escalão de infantis (Sub14), distinguiu-se no Atletismo, quer enquanto atleta federada em representação do Clube Oriental de Pechão, quer no Desporto Escolar, em representação do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas de São Brás de Alportel.
Em 2023, obteve excelentes classificações individuais em corrida e corta-mato, especialmente no Algarve e também no sul de Espanha, de onde se destacam, entre outras: a conquista do 1.º lugar no Corta-mato escolar; 1ª classificada na XVII Corrida da Liberdade – Portimão; 2ª classificada na XX Grande Prémio de Odiáxere; 1ª classificada na I Carrera Popular de Villanueva de los Castillejos, Espanha e o último título do ano, como 2ª classificada da 48ª Corrida de São Silvestre da Amadora.
Nos prémios coletivos, o destaque vai para o 3.º lugar, obtido no meio-fundo nos campeonatos nacionais de Desporto Escolar que decorreram em Óbidos, em maio de 2023.
Recentemente foi ainda distinguida como 3.ª classificada do Torneio Regional Sub14, na cerimónia do 61.ª aniversário da Associação de Atletismo do Algarve, realizada no passado dia 10 de janeiro.
Na presente época 2023/2024 está já integrada no escalão dos iniciados Sub16, «onde se vislumbra um promissor percurso desportivo», sublinha nota divulgada.
Tendo presente o seu percurso e as suas conquistas na prática do atletismo, «exemplificados pelos excelentes resultados desenvolvidos ao nível do desporto escolar, o exemplo salutar que constitui para outros jovens e a forma como tem elevado o nome de São Brás de Alportel e orgulham a comunidade», o executivo municipal aprovou a atribuição de um voto de louvor à jovem atleta.