Sociedade

Atelier algarvio é finalista dos prémios ibéricos de arquitetura

Marlene dos Santos e Bruno Oliveira do estúdio ODS Arquitectos
Marlene dos Santos e Bruno Oliveira do estúdio ODS Arquitectos  
A “Casa em Olhão”, dos arquitetos Marlene dos Santos e Bruno Oliveira, do estúdio ODS Arquitectos, com sede em Loulé, foi selecionada como finalista na categoria de Arquitetura dos Prémios FAD 2025.

PUB

Na 67.ª edição dos Prémios FAD, foram submetidas 196 obras na categoria de Arquitetura, tendo sido selecionadas apenas oito como finalistas. Entre elas encontra-se a Casa em Olhão, o único projeto português finalista nesta categoria.

Criados em 1958, os Prémios FAD de Arquitetura visam distinguir os projetos mais relevantes realizados em Portugal e Espanha. O júri da edição deste ano é composto por Sara de Giles (presidente), Andrea Arriola Fiol, Miquel Batlle, Nuno Melo Sousa, Modest Mor i París e Alicia Núñez.

O projeto da Casa em Olhão consistiu na reabilitação de uma antiga fábrica de conservas de peixe, transformando-a numa habitação unifamiliar. O júri destacou “a atitude de recuperação de uma condição preexistente”, mesmo sem valor patrimonial evidente, “com o objetivo de preservar a memória do bairro”. Destacou ainda a forma como o projeto “resolve com mestria os espaços de convívio em torno do pátio, num diálogo entre as paredes da antiga fábrica e a nova habitação.”

Casa em Olhão - Projeto: ODS Arquitectos

Os vencedores dos Prémios FAD 2025 serão anunciados no dia 10 de junho, no Teatre Lliure de Montjuïc, em Barcelona.