Ambiente

Associações e empresas ligadas à escalada recolheram 500 kg de lixo em Sagres

 
Realizou-se no passado dia 4 de novembro, a primeira ação de limpeza na zona costeira de Sagres, co-organizada por um conjunto de associações e empresas ligadas à escalada, nomeadamente a Vertical - Núcleo de Escalada da ADR, Associação de Montanhismo e Escalada do Algarve, Clube de Escalada Vertigo, SAFE e Yupik Outdoor.

Cerca de 35 voluntários, limparam uma área na falésia próxima do Forte do Beliche, zona de pesqueiros e de acesso a alguns setores de escalada. No final, foram recolhidos 380 kg de vidro e 120 kg de plástico e lixo indiferenciado.
 
 
Com estes números, os organizadores da ação alertam como o lixo é descartado em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV), sensibilizando para a necessidade urgente de reverter estas atitudes.
 
Os participantes da ação de limpeza esperam que a escalada possa deixar de ser uma atividade constrangida dentro do PNSACV e seja regulamentada, tal como acontece noutros parques naturais, como é exemplo o Parque Natural da Arrábida, o Parque Natural da Serra da Estrela ou o Parque Nacional Peneda-Gerês.
 
 
A organização agradece o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo, na cedência dos contentores para deposito do lixo, e à Algar pela disponibilização dos sacos e recolha seletiva do lixo apanhado.